Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

 

O Itamaraty informou 106 brasileiros deportados dos Estados Unidos devem desembarcar em Belo Horizonte nesta sexta-feira (21/5). Um avião fretado pelo governo norte-americano está previsto para aterrissar no Aeroporto de Confins, conforme comunicou o Ministério das Relações Exteriores.

“O governo brasileiro foi notificado do voo e acompanha os desdobramentos, com vistas a assegurar que aos cidadãos brasileiros deportados seja estendido tratamento digno”, confirmou o Itamaraty através de uma notificação a imprensa nesta quarta-feira (19/5). “A realização do voo tem como objetivo primário reduzir, para esses cidadãos, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos, em particular no atual contexto da pandemia da covid-19”, completou o documento.

Esse é o primeiro voo com brasileiros deportados a pousar na capital mineira desde que o presidente Joe Biden assumiu a Casa Branca, em novembro de 2020. Essa dinâmica nos tempos do líder antecessor, Donald Trump, foi recorrente. Ao longo dos mandato Trump, ao menos 5 aeronaves com deportados passaram por BH.