
1ª Festa Sem Fronteiras reúne gastronomia internacional e shows em BH neste domingo (6)
Crédito: Divulgação/Cio da Terra
Belo Horizonte recebe neste domingo, dia 6 de julho, a Festa Sem Fronteiras, um evento vibrante que promete transformar o quarteirão fechado da Rua Tavares Bastos, no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul da cidade, em um palco de diversidade, acolhimento e empreendedorismo feminino. Com entrada gratuita, a festa, que acontece das 10h às 18h, reunirá o melhor da gastronomia internacional, artesanato e atrações artísticas e culturais, celebrando a riqueza das culturas que compõem a capital mineira.
A iniciativa é do Coletivo Cio da Terra, um grupo formado por aproximadamente 40 mulheres migrantes. Desde abril de 2017, elas trabalham para a efetivação dos direitos das migrantes, o fortalecimento de sua autonomia e autoestima, e a criação de uma rede de apoio e troca de experiências.
O coletivo atua em diversas frentes, desde aulas de português e formação sociopolítica até assistência emergencial. Também gerenciam projetos, organizam atividades culturais e, claro, promovem a geração de renda para suas integrantes.
A Festa Sem Fronteiras é uma excelente oportunidade para apoiar o trabalho dessas mulheres incríveis e vivenciar a riqueza de suas origens. “A Festa Sem Fronteiras é para celebrar a interculturalidade de pessoas que são de outros países e que moram em BH. É uma troca intercultural que pessoas imigrantes trazem para BH, com gastronomia, idiomas e culturas. E, dentro do coletivo, queremos fomentar a geração de renda dessas mulheres, trazendo o que há de mais tradicional na cultura delas”, explica Jameny Sarmiento, representante do Coletivo Cio da Terra, natural do Peru e residente em Belo Horizonte há 35 anos.
Sabores e Cores do Mundo
Entre as expositoras, destacam-se duas mulheres que, com suas criações, trazem um pedaço de suas terras natais para Belo Horizonte. Na gastronomia, Carolina Pizarro Gaete, da La Chilenita BH, promete encantar o público com suas empanadas chilenas de massa artesanal.
“Minha história com a gastronomia começou em 2017 por sentir saudades dos sabores típicos da minha terra que aqui em Belo Horizonte não tinha. E uma das comidas que são muito fortes lá no Chile são precisamente as empanadas. Foi então que comecei de uma forma bem despretensiosa a fazer empanadas chilenas primeiro pra mim, depois para a minha família, meus amigos e depois foi crescendo aos pouquinhos, até passar a conquistar clientes. Esta será a minha primeira participação na rua, enquanto evento grande por meio do Coletivo”, relata Carolina Pizarro.
No universo do artesanato, a criatividade de Gracia Wanatu Babutanga, proprietária da loja online Oshu, se manifesta em roupas e acessórios confeccionados com tecidos importados da República Democrática do Congo, sua terra natal. Gracia, que mora em Belo Horizonte há uma década para estudar, encontrou no artesanato uma forma de expressar sua cultura.
“Na época de faculdade, queria mostrar um pouco da minha cultura, da minha história e como não tinha muita coisa para mostrar, não tinha muito material e nem exemplo de roupas, decidi com tecidos africanos, a fazer peças. Foi aí que decidi estudar mais sobre artesanato. Hoje faço brincos, roupas, bolsas e levo para as feiras realizadas pelo Cio da Terra e vendo pela minha loja virtual e no Instagram”, conta Gracia.
Evento terá palco de encontros e ritmos
Para completar a experiência, o palco da Festa Sem Fronteiras será embalado por uma programação musical de peso. O Duo Latino Yina Areiza & Edu Santos trará um repertório que eleva a riqueza da arte e a pluralidade de sons, unindo a voz da cantora colombiana Yina Areiza com o conhecimento do músico e pesquisador de ritmos latino-americanos Edu Santos.
A DJ chilena Amaranta apresentará o melhor da cena eletrônica. Já o DJ nicaraguense DJ Rizo transformará a rua em uma pista de ritmos latinos e caribenhos, garantindo que ninguém fique parado.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Não perca a oportunidade de mergulhar em um dia de celebração da diversidade, do empreendedorismo e da solidariedade. Todo o evento terá a entrada gratuita.