4ª Mostra de Cinema Infantil de Belo Horizonte, de 18 a 20 de outubro, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes
Créditos: Humberto Mauro
A segunda etapa da mostra vai exibir, durante três dias, sessões com longas e curtas-metragens para a garotada. A programação conta, ainda, com plantio de árvores no entorno do Palácio das Artes e rodas de conversa após a exibição dos filmes.
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro acontece, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, a segunda etapa da 4ª Mostra de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo. Serão três dias de exibição de longas e curtas-metragens para crianças e adolescentes durante a semana da criança. A programação conta, ainda, com distribuição de mudas de frutíferas e plantio de árvores no entorno do Palácio das Artes. Os ingressos, gratuitos, ficam disponíveis na semana do evento para retirada on-line no site www.cinemadebrinquedo.com.br e também podem ser adquiridos na bilheteria do cinema 30 minutos antes da sessão. Os filmes têm classificação indicativa livre, com exceção da sessão das 14h do dia 20 de outubro, com censura de 12 anos. Algumas sessões serão exibidas on-line no site www.cinemadebrinquedo.com.br. As duas últimas sessões de sábado e domingo serão mediadas por Cuscuzinho, palhaço agroecológico apaixonado pela cozinha e seu poder de atrair pessoas com brincadeiras e alegria. Mais informações no Instagram @cinemadebrinquedo. O 4º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
De acordo com as curadoras Daniela Pimentel e Rita Boechat, “foi uma grande surpresa nos depararmos com temáticas pouco abordadas até muito recentemente e que, depois do período de pandemia e de catástrofes climáticas, estamos vivenciando. Podemos citar temas como o luto, a solidão, a desapropriação ou perda de espaços de preservação ambiental, temáticas importantes para compor as sessões e tratadas de maneira lúdica e responsável”, contam.
Outro tema relevante foi sobre o brincar, a brincadeira e a leitura. “Como inserir essas duas dimensões no mundo onde a tecnologia, os games, as redes sociais, as telas seduzem cada vez mais crianças e adolescentes? Filmes que abordam questões de etnia, raça e racismo estrutural estão entre os filmes selecionados, que apresentam a cultura indígena, por exemplo, a partir de outra perspectiva, de dentro das próprias aldeias, a partir de suas tradições e vivências”, diz Daniela Pimentel.
Filmes produzidos em escolas também foram uma surpresa. “Isso nos deixa muito felizes. Saber que escolas dedicam espaço para a criação coletiva destinada a uma transmissão, o que não é pouca coisa no âmbito escolar, quando pensamos a verticalidade e hierarquia do nosso sistema educacional”, relata Rita Boechat.
Destaques da programação no Cine Humberto Mauro
Na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 13h, será exibido o longa “Empirion: Uma aventura com Einstein”, de Michael Ruman, no qual o jovem Félix precisa vencer um concurso de ciências e, para isso, viaja no tempo para encontrar Albert Einstein. Em seguida, às 15h, haverá uma sessão com seis curtas brasileiros seguida de roda de conversa sobre os filmes, acessíveis com audiodescrição.
A programação de sábado, 19 de outubro, começa às 13h com a exibição do longa “O sonho de Clarice”, de Guto Bicalho e Fernando Gutiérrez. Segundo Guto, “o filme acompanha Clarice, uma menina muito esperta e criativa que precisa lidar com a perda de sua mãe. Ela passa os dias com seu pai carroceiro, tentando se distrair e brincar mesmo em meio aos dias cheios de trabalho dele. Dessa maneira, Clarice imagina, em sua rotina, um mundo mágico onde contará com a ajuda de inusitados amigos para viver grandes aventuras e aprender a conviver com a ausência e a lembrança de sua mãe”, diz. Em seguida, às 15h, acontecerá mais uma sessão com seis curtas brasileiros incríveis, seguida de bate-papo.
No domingo, 20 de outubro, às 14h será apresentada uma sessão com quatro curtas, entre eles o premiado filme “Menina semente”, de Tulio Beat. Segundo Beat, “a obra busca alternativas de produção sustentáveis, redução dos impactos ambientais, respeito ao meio ambiente e, principalmente, valorização da história dos povos originários”. Às 15h haverá uma sessão com cinco curtas, entre eles o “Lagrimar”, de Paula Vanina. “No filme, uma menina anda sozinha por uma mata seca, árida, mas há algo na cabeça dela que produz vida. Em algum momento, sua caminhada é surpreendida por uma outra vida que brota dessa cabeça fértil. Nesse encontro, a possibilidade de uma amizade inusitada, mas também do florescimento de libertar essa amizade para que ela tome seus próprios rumos”, conta Tulio. Após a sessão, acontecerá um debate sobre os filmes.
SERVIÇO
4ª Mostra de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo
Data: 18, 19 e 20 de outubro
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Sessões:
18 de outubro (sexta-feira)
13h – Exibição do longa “Empirion: Uma aventura com Einstein”, de Michael Ruman
15h – Sessão com seis curtas brasileiros seguida de roda de conversa
*Filmes com audiodescrição
19 de outubro (sábado)
13h – Exibição do longa “O sonho de Clarice”, de Guto Bicalho e Fernando Gutiérrez, seguida de bate-papo
15h – Sessão com seis curtas brasileiros seguida de roda de conversa
20 de outubro (domingo) – Censura 12 anos
14h – Sessão com de quatro curtas, entre eles o premiado filme “Menina semente”, de Tulio Beat
15h – Sessão com cinco curtas, entre eles o “Lagrimar”, de Paula Vanina, seguida de debate
Assessoria de imprensa
Helga Campos Prado – Vitória-Régia Comunicação
31 98632 4429 – helgacampos@gmail.com
Publicar comentário