Santa Casa BH conquista o Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais 2024
Crédito: divulgação
Instituição foi reconhecida na categoria “Rumo à excelência”, a principal da premiação
Maior hospital do país em número de internações pelo SUS, a Santa Casa BH acaba de ser premiada na categoria “Rumo à Excelência”, no primeiro ciclo do Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais (PMG MG), promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ). O reconhecimento destaca a trajetória de excelência da instituição no gerenciamento de suas operações e na implementação de boas práticas alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), utilizado para avaliar as organizações mineiras candidatas ao prêmio.
A cerimônia de entrega do PMG MG foi realizada na última quinta-feira, 14 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e contou com a presença de autoridades da área governamental, entidades de classe e líderes empresariais, associados da UBQ, entre outros. Além da entrega dos troféus, a programação incluiu o Painel Excelência da Gestão, em que os ganhadores do prêmio compartilharam práticas exemplares das organizações.
Para concorrer ao PMG MG, as empresas passaram por quatro etapas: análise de elegibilidade; autoavaliação e provimento de evidências; avaliação dos processos gerenciais por meio de evidências e visita virtual; e validação pelo comitê de juízes. A identidade de todas as candidatas é mantida em sigilo durante todo o processo.
No fim de outubro, a comissão de juízes validou o resultado, premiando as concorrentes em três categorias, de acordo com a sua maturidade: Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, sendo a última a mais representativa e na qual a Santa Casa BH foi reconhecida.
O provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, que recebeu o troféu e participou do painel, classificou a conquista como um marco para toda a organização. “É o comprometimento e integração de todos os colaboradores com a missão de levar saúde de ponta para todos, seja na assistência à saúde, educação e assistência social. Isso só é possível porque a nossa gestão, nos diferentes níveis, é marcada pelo aprimoramento constante dos processos e pessoas, pela inovação, comprometidos com a eficiência e sustentabilidade, valorização de pessoas e tantos outros atributos que têm nos colocado cada vez mais no caminho da excelência”, diz.
O reconhecimento do PMG MG veio em um ano simbólico, já que a Santa Casa BH, primeiro hospital da capital mineira, completou 125 anos de história, consolidando ainda mais o seu lugar de referência no cenário da saúde em Minas Gerais. Atualmente, a instituição atende mais de 90% dos municípios do estado, conta com cerca de 1.200 leitos e é referência em alta complexidade, em especialidades como transplantes, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, partos de alto risco, oncologia, entre outras. Na educação, oferece de cursos técnicos ao pós-doutorado, formando profissionais de excelência e mantendo ainda uma relevante atuação em pesquisa.
Mesmo com a conquista, Roberto Otto afirma que a Santa Casa BH mira no futuro. “Receber o Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais é uma grande honra, mas também um incentivo para seguirmos em nossa jornada de transformação. A excelência em gestão não é um ponto de chegada, mas um processo permanente, e estamos totalmente comprometidos em continuar elevando nossos padrões a cada dia”, concluiu o provedor.
Publicar comentário