Como manter a rotina de exercícios durante as férias e festas de fim de ano
Crédito: divulgação
Flexibilidade e movimento são as chaves para manter a saúde física sem abrir mão da diversão
Com as festas de fim de ano e as férias se aproximando, seguir uma rotina de exercícios pode parecer um desafio. No entanto, manter as atividades físicas é fundamental para a manutenção da nossa saúde, principalmente considerando os excessos comuns dessa época do ano. O segredo para conciliar um corpo ativo com os momentos de celebração e descanso é adotar uma abordagem mais flexível e adaptada às circunstâncias. “Não precisamos fazer as mesmas atividades do ano todo. Caminhadas na praia, subir escadas, jogar futevôlei ou frescobol, brincar com crianças ou até passear com o cachorro são formas de movimento que trazem benefícios”, destaca Diogo Fiorini, gerente e personal trainer da Bodytech em Belo Horizonte.
O educador físico ensina que mesmo com uma agenda cheia, a recomendação é simples: manter-se ativo. Seja reduzindo o volume ou optando por atividades mais leves, o importante é preservar o hábito de se movimentar. “A redução de intensidade ou volume de treinos não causa prejuízo. O mérito está em continuar se exercitando, mesmo que seja apenas com pequenas caminhadas ou atividades leves no dia a dia”, Diogo salienta. A constância ajuda a evitar o desânimo e ainda o retorno à rotina após as férias.
Outro ponto importante é a moderação durante as celebrações, já que o consumo de álcool em excesso e as noites mal dormidas prejudicam o desempenho físico e podem aumentar o risco de lesões. “Se ingerir álcool na noite anterior ou dormir mal, é recomendável ajustar o horário ou a intensidade do treino. Além disso, a hidratação é fundamental, já que o álcool pode desidratar o corpo, afetando o desempenho e a segurança durante os exercícios”, alerta Fiorini. Ele também ressalta que o exercício não deve ser usado como forma de compensação: “Treinar intensamente para ‘compensar’ o consumo de comida ou bebida pode ser arriscado e causar mais mal do que bem. O ideal é ouvir os sinais do próprio corpo, ajustar a intensidade ou simplesmente descansar”, orienta.
Outra boa saída para se manter ativo é a inscrição em academias que permitem aos clientes frequentar unidades em outras cidades – uma vantagem que oferece a Bodytech, sendo uma das principais redes de academias do Brasil. “Os alunos podem acessar até oito dias por mês em qualquer unidade da Bodytech do país, o que é ótimo para quem viaja. Isso permite que eles continuem treinando duas ou três vezes por semana sem grandes interrupções, com a mesma estrutura e acompanhamento de qualidade”, explica Diogo.
Publicar comentário