Fórum SAF 2024 debate a trajetória das Sociedades Anônimas do futebol no Brasil
Com mais de 10 horas de programação incluindo debates de especialistas em gestão de futebol, juristas e imprensa esportiva, a segunda edição do evento fará uma análise sob diferentes perspectivas em relação ao esporte nos três anos de SAFs nacionais
No próximo dia 3 de outubro de 2024, Belo Horizonte receberá a segunda edição do Fórum SAF, evento que reunirá especialistas, gestores e entusiastas do futebol, além de juristas e profissionais da imprensa esportiva, para discutir o contexto das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). O evento, que teve grande repercussão em sua primeira edição, no ano passado, se concentrará nos avanços e controvérsias das SAFs desde sua criação e nas oportunidades para o futuro.
Paulo Lasmar, idealizador e organizador do Fórum, enfatiza a importância do evento: “O sucesso da primeira edição consolidou o Fórum SAF como um espaço essencial para o debate sobre os desafios do futebol brasileiro. Além de promover a troca de experiências, o evento cria oportunidades de networking entre gestores, investidores e profissionais do esporte”, destaca.
Com mais de dez horas de programação, cinco painéis e diversos especialistas de renome, o Fórum abordará temas essenciais, como a sustentabilidade financeira dos clubes, as alterações legislativas, o papel da imprensa na conscientização das torcidas e as alternativas de capitalização. A expectativa é proporcionar um ambiente rico para discussões e networking entre os principais agentes do setor.
Três Anos de SAFs no Brasil, um dos painéis mais aguardados, é o que analisará a trajetória de implantação das SAFs no país. Sérgio Santos Rodrigues, ex-presidente do Cruzeiro Esporte Clube e advogado especializado, trará sua visão sobre os benefícios e desafios enfrentados pelos clubes com a adoção desse modelo de gestão.
O painel sobre Alterações Legislativas será conduzido por Jonas Marmello, especialista no tema, que discutirá as implicações da Lei Complementar nº 68/2024 e as mudanças trazidas pela reforma tributária. A criação de conselhos independentes e o fomento ao investimento em jovens atletas também serão temas de destaque.
No painel Fair Play Financeiro e Gestão Responsável, com a participação de Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro SAF, e mediado por João Vitor Xavier, será discutida a necessidade de equilíbrio financeiro nas disputas esportivas. O debate explorará formas de garantir a sustentabilidade financeira dos clubes, enfrentando o problema das dívidas acumuladas.
Marcos Salum, presidente da SAF do América Futebol Clube palestrará em “As Ligas de Futebol no Brasil – 2025 uma Realidade ou uma Ilusão?” sobre como as Ligas de Futebol no Brasil, projetadas para 2025, transitam entre a tentativa de reorganizar o esporte nacional e os desafios históricos de governança no futebol brasileiro. Salum debaterá sobre como a implementação bem-sucedida das ligas depende de um esforço coordenado entre clubes, patrocinadores e federações. E se esse movimento será uma realidade transformadora ou apenas mais uma ilusão no cenário esportivo do país.
Para os interessados em explorar novas oportunidades de capitalização, o painel Novas Modalidades de Investimento para a Capitalização dos Clubes apresentará alternativas como debêntures, fundos de investimento, emissão de tokens e até IPOs, destacando a diversificação de fontes de capital para os clubes brasileiros.
Outro destaque será o painel O Papel da Imprensa e a Conscientização das Torcidas, mediado pelo jornalista Chico Maia, que abordará como a mídia pode influenciar a percepção pública sobre a gestão profissional dos clubes.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial: www.forumsaf.com.br.
Serviço:
• Data: 3 de outubro de 2024
• Local: Belo Horizonte, MG
• Inscrições: www.forumsaf.com.br
Publicar comentário