Carregando agora

Comerciantes mineiros mais otimistas para vendas no Dia das Mães

Crédito: divulgação

Neste Dia das Mães, data comercial mais importante do ano depois do Natal, 46,4% dos empresários do comércio de Minas Gerais, esperam vender mais do que no ano passado. As informações são da pesquisa Expectativa de Vendas Dia das Mães 2025, realizada pelo Núcleo Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG. O período que envolve o Dia das Mães afeta 79,3% das empresas do comércio varejista de Minas Gerais.

A estimativa positiva deste ano é maior do que no ano passado quando 31,3% dos comerciantes apostavam em aumento das vendas, em 2025 este valor é de 46,4%. Em contrapartida, neste ano, o percentual de empresas que esperam piora nas vendas na data é de 19,6%, em 2024 somavam 9,5%.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, ressalta que as expectativas para o Dia das Mães de 2025 são promissoras para o comércio varejista mineiro. “Este ano 78,8% dos empresários do comércio varejista de Minas Gerais esperam que as vendas do período que abrange o Dia das Mães sejam iguais ou melhores do que as do ano passado. Esse é um resultado muito positivo, visto que em 2024 já observamos boas vendas. Para aqueles que esperam as vendas melhores, o otimismo e a esperança, seguido do valor afetivo da data e o aquecimento do comércio são os motivos mais apontados. Em contrapartida, os empresários que esperam vendas piores este ano justificam essa expectativa devido a crise econômica, consumidor mais cauteloso, a baixa nas vendas do 1º trimestre e o valor alto dos produtos”, explica Gabriela.

A melhora na expectativa de vendas para o Dia das Mães em 2025 representa uma recuperação do otimismo dos comerciantes para a data, depois da queda em 2024 em relação a 2023, ano em que 61,3% estimavam alta nas vendas em relação ao ano anterior, animados pela consolidação do comércio no pós-pandemia.

A pesquisa verificou que 6,9% dos comerciantes farão contratações temporárias para reforçar o atendimento dos clientes. Em 2024, 8,1% das empresas fizeram contratações. A data do Dia das Mães deste ano mostra o avanço das vendas pela internet, com mais de 70% dos estabelecimentos informando que também irão vender online. O aplicativo Whatsapp concentra 90,7% das empresas e o Instagram, 48,8%.

Para as empresas que apostam em desempenho de vendas superior ao do ano passado, o motivo para o aumento das vendas é otimismo/esperança seguido de valor afetivo da data.

Entre os estabelecimentos que preveem vender menos do que em 2024, os motivos para o desempenho pior são a crise econômica, o comportamento mais cauteloso dos consumidores e a baixa performance do primeiro trimestre. Conforme 48% dos comerciantes, o gasto médio no Dia das Mães deverá ficar entre R$ 70,00 e R$ 200,00.

Numa data em que se destacam as vendas de artigos como vestuário, calçados, adornos pessoais, decoração/lar, artigos do lar e perfumaria, a pesquisa levantou as projeções de vendas por segmento de comércio. Em tecidos e vestuário, as vendas de roupas devem se destacar com 59,6%, seguidas por calçados, com expectativa de participação das vendas do segmento de 19,1%.

No segmento de produtos farmacêuticos, as projeções dos lojistas destacam as vendas de perfumes e cosméticos com 69,4% de participação e cesta de presentes (19,4%). Já supermercados e afins apostam nas vendas puxadas pelas carnes (23,2%) e utensílios domésticos (14,3%).

Entre as ações de vendas a serem empregadas na data, as liquidações/promoções serão adotadas por 26,1% dos empresários, as propagandas por 23,3% e o atendimento diferenciado por 17,3%.

A pesquisa mostra que a região do estado em que o Dia das Mães mais afeta o comércio é a Jequitinhonha/Mucuri (95%) seguida da região Central (90,48%).