
Seminário em Teófilo Otoni (MG) discute inovação para cadeias produtivas distintas
Crédito: divulgação
Entre os dias 6 e 8 de maio, a cidade de Teófilo Otoni (MG) receberá o Open Innovation IFNMG, evento que tem o objetivo de aproximar as instituições de ensino do setor produtivo, a fim de trazer soluções inovadoras. O encontro ocorrerá no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com programação robusta que inclui desde palestras, rodas de conversa e momentos para networking. Um dos patrocinadores do evento é o Sindijoias Ajomig, que terá atuação em três dos mais de dez painéis apresentados.
O Café Open Innovation é uma atividade de ideação orientada que promove a inovação aberta como instrumento de transformação local. Durante o evento, participantes terão contato direto com histórias reais de empresas da região, apresentadas por seus próprios CEOs, que compartilharão suas trajetórias, aprendizados e desafios atuais. Esses desafios servirão de ponto de partida para a criação colaborativa de soluções inovadoras.
A programação será dividida em momentos de inspiração, escuta ativa e cocriação, com espaços voltados para networking guiado e troca de experiências com especialistas, empreendedores, representantes do setor público, educadores e estudantes. O encontro visa fomentar conexões estratégicas e mostrar o potencial das redes colaborativas na construção de um futuro mais criativo e conectado.
“Eventos como o Café Open Innovation são essenciais para a discussão do rumo ao qual os setores produtivos devem seguir. Participar disto reforça o quanto o Sindijoias Ajomig se preocupa com sua malha de associados e o quanto incentivamos a pesquisa e o desenvolvimento do setor de joias, bijuterias e pedras preciosas”, discursa o presidente do sindicato, Murilo Graciano.
Em sua passagem, o Sindijoias Ajomig irá disponibilizar a participação de uma de suas diretoras, a Sra. Manuela Soares, em três momentos. O primeiro deles ocorre no segundo dia de evento, durante o “Painel Inovação”, ao longo do meet “Café de Conexões e Inovações”, às 18h30.
Já no terceiro dia, Manuela retorna para discursar duas vezes. A primeira é durante o painel “O Potencial do Vale do Mucuri”, às 9h30, que aborda as riquezas geológicas da região. A segunda aparição é durante o painel “Educação e qualificação profissional”, às 14h, para debater o papel das instituições de ensino e pesquisa na formação de profissionais capacitados para um mercado cada vez mais impulsionado pela inovação.
“Participar deste evento é uma honra. Trataremos de temas essenciais como educação, parcerias governamentais e inovação, assuntos centrais para o futuro da nossa indústria de gemas e joias. É também uma oportunidade de mostrar ao Brasil como podemos gerar mais riqueza por meio da solução dos desafios históricos da cadeia produtiva”, completa a palestrante.