
Tecnologia e inovação na reabilitação de pacientes
Crédito: divulgação
Realidade virtual, ferramentas digitais e até videogames estão transformando as terapias de recuperação de pacientes neurológicos com comprometimentos motores
A tecnologia tem transformado o cenário da reabilitação de pacientes, oferecendo soluções inovadoras que aceleram a recuperação e elevam a qualidade de vida. Dispositivos como exoesqueletos robóticos e próteses inteligentes estão restaurando movimentos em indivíduos com limitações físicas, enquanto a realidade virtual (RV) cria ambientes imersivos e semi imersivos que estimulam a reabilitação motora e cognitiva de forma lúdica e motivadora.
Um exemplo prático dessa revolução é a Clínica Sainte Marie, especializada em transição e desospitalização, que incorpora ferramentas tecnológicas de ponta para otimizar a recuperação dos pacientes. A realidade virtual, por exemplo, é uma das tecnologias utilizadas, proporcionando uma experiência única e envolvente que torna o processo de reabilitação mais dinâmico e engajador. A instituição adquiriu Consoles Nintendo Switch que se tornaram grandes aliados na área da fisioterapia. Apesar de serem voltados ao entretenimento, seus recursos interativos e sensores de movimento oferecem possibilidades terapêuticas eficazes e envolventes.
Segundo a coordenadora da equipe multidisciplinar da Clínica Sainte Marie, Daniele Costa, por meio de jogos interativos, os pacientes são desafiados de maneira saudável e segura, potencializando o tratamento de diversas condições físicas e cognitivas, acelerando a recuperação. “A tecnologia atua como um distrator, desviando a atenção da dor e proporcionando uma experiência mais confortável e eficaz”, explicou Costa.
Para esta nova terapêutica, na unidade Chácara Santo Antônio da clínica Sainte Marie, foi criado um espaço exclusivo e moderno dedicado à realidade virtual. Nesse ambiente, o paciente é convidado a mergulhar em um mundo virtual, com jogos cuidadosamente selecionados pelo terapeuta de acordo com as necessidades específicas de cada caso. Além de acelerar o processo de recuperação, o uso da RV melhora a coordenação motora e a mobilidade, reduzindo a dor e o desconforto durante as sessões de fisioterapia.
A sala de realidade virtual foi projetada para oferecer segurança,
interatividade com o jogo e integração ao tratamento. Com paredes escuras e iluminação indireta de LED, o ambiente evita interferências nos sensores de posição da plataforma e garante uma experiência imersiva.
Equipada com uma televisão de grande porte, um console Nintendo Switch e uma poltrona confortável, a sala permite que os pacientes se movimentem com liberdade e segurança. Jogos como o Ring Fit Adventure, que combinam exercícios físicos com uma narrativa interativa, fazem parte do catálogo da clínica, tornando a reabilitação mais divertida e estimulante.
A coordenadora da equipe multidisciplinar da Clínica Sainte Marie, explicou que os jogos quando inseridos em sessões de reabilitação, além de desafiar os pacientes a realizarem exercícios com diferentes níveis de complexidade também proporcionam uma experiência lúdica e inovadora.
” Um dos jogos que adquirimos, por exemplo, possui atividades que trabalham a resistência e força de cada grupo muscular por meio de sequências de 5 exercícios específicos. Já na modalidade Jogging, temos um jogo com foco na marcha estacionária em diferentes cenários, associados a movimentos de tiro de arco e flecha , trabalhando não só a coordenação motora mas também a flexibilidade cognitiva, inibição de respostas e planejamento de ação”, explicou Daniele Costa. Um dos jogos utilizados exige uma demanda motora e cognitiva ao desafiar o paciente a acertar os alvos de forma rítmica e coordenada, simulando uma luta de boxe. Os pacientes aprovaram.
Óculos Colibri – Outra ferramenta inovadora utilizada pela Clínica Sainte Marie são os óculos Colibri, que possibilita a pacientes com AVC ou tetraplegia o controle de um computador por meio dos movimentos da cabeça. Essa tecnologia permite que eles realizem atividades como ler, escrever e navegar na internet, promovendo maior independência e bem-estar.
Dessa forma lúdica, a tecnologia não apenas torna a reabilitação mais eficiente, mas também empodera os pacientes, oferecendo-lhes maior autonomia e esperança em sua jornada de recuperação. A Clínica Sainte Marie é um exemplo de como a inovação pode transformar vidas, unindo ciência, tecnologia e cuidado humano para alcançar resultados extraordinários.