
Botânico Shopping abre as portas e inaugura novo conceito de compras em Belo Horizonte
Crédito: David Guerra
Com a maior área permeável do Estado e grande praça central com árvores frutíferas, shopping de luxo com seleção exclusiva de marcas, oferece experiência de compras inovadora. Lauf Sports, Noir Chocolates, APTK Spirits, Camila Hermeto e Hortisul são as primeiras lojas abertas no shopping
A capital mineira celebra a chegada do Botânico Shopping, um empreendimento que promete revolucionar a experiência de compras e lazer na cidade. Com um investimento de mais de R$ 120 milhões, o shopping idealizado pelo Grupo NS Participações e Investimentos, foi inaugurado no Belvedere e se destaca por ser o primeiro shopping de rua integrado à natureza de Minas Gerais. O resultado é um conceito inovador que une arquitetura afetiva, paisagismo exuberante e uma curadoria exclusiva de lojas.
O shopping de grife tem localização estratégica com entradas pelas ruas Jornalista Djalma Andrade e Celso Porfírio, bem no coração do bairro, na região centro-sul de Belo Horizonte. Distribuído em quatro pavimentos e ocupando uma área de 12 mil m², o empreendimento se destaca pelo seu projeto de área verde permeável de 2 mil m², o maior do estado. Ele integra uma grande praça central com árvores frutíferas e um espelho d´água, além de um rooftop repleto de vegetação e um paredão verde acolhedor e sofisticado, onde os visitantes podem desfrutar de momentos de lazer e bem-estar em meio à natureza.
O design arrojado e aberto do shopping oferece uma experiência de compras diferenciada. As lojas contam com pé-direito de 4,50 e a garagem proporciona mais espaço de manobra para veículos maiores. Para a comodidade dos visitantes, o Botânico Shopping garante circulação coberta entre as lojas, escadas rolantes e elevadores para acesso a todos os pavimentos. A construção foi realizada pela Eleven Construtora e a comercialização pela Valore Imóveis. Além disso, o projeto luminotécnico é assinado pela Atiaia, garantindo uma iluminação que valoriza os espaços e a conexão com a natureza.
Com curadoria especial, o Botânico Shopping conta com uma seleção exclusiva de grandes marcas voltadas para o público exigente da capital mineira. Nesta primeira fase de inauguração, realizada no dia 23 de junho, abriram as portas a loja de moda fitness de São Paulo, Lauf; a loja de semijoias de design Camila Hermeto; a loja de vinhos mineiros premiados Casa Geraldo, assim como outras operações inéditas na cidade, a chocolateria Noir, a Drinkeria APTK Spirits, presente nos melhores shoppings de luxo de São Paulo, que oferece drinks engarrafados de sabores inusitados, além de uma loja conceito da Hortisul.
Para as próximos dias, estão confirmadas as aberturas do Romerito Gastrobar; Lullo Gelateria; Empório Frutaria São Paulo; a padaria artesanal Du Pain; Pizzaria Farinharia; o Atelier de Arte Thais Mor; o buffet infantil Casa do Sol, que terá uma operação como espaço kids; a ótica alemã ZEISS VISION CENTER; a loja de moda casa Decopa; a loja mineira autoral, Auá; o salão de beleza Studio Sette, a barbearia Pedro Almeida, além do Spa Premiere. Até agosto, o Botânico recebe a primeira loja da Disney em Minas Gerais, a Dream Store e também a marca nacional de moda infantil Milon e a Gioia, de make e skincare.
Ainda estão previstos a inauguração de grandes marcas com a The Beat Club, primeira academia sete estrelas do país; um espaço de moda autoral que abrigará sete marcas como as seis mineiras- Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing, Tatiane Queiroz e a Manolita, de São Paulo, além das marcas: Beyz de Delícias da Mandy, produtos veganos e a Gaia, que oferecerá cafés gelados.
Oásis em meio à natureza
Quem assina o projeto paisagístico é Ronaldo Moraes, da Forma Garden. O especialista explica que o paisagismo é a alma do Botânico Shopping. “Fizemos um projeto rico, denso, requintado e ao mesmo tempo simples e acolhedor. O objetivo do Botânico Shopping é trazer a natureza para todos os ambientes do shopping, onde a pessoa estiver ela vai ter contato com o verde, tanto na praça e na fachada dos ambientes internos e externos”, comenta.
Segundo Moraes, foram utilizadas plantas do cerrado da Serra do Curral, como quaresmeiras, imbé e jabuticabeiras. Um dos diferenciais do Botânico Shopping, além da grande praça central é um grande paredão verde externo que será visualizado através de janelas de vidros de qualquer lugar do interior do shopping. Esse paredão conta com mais de duas mil plantas e um moderno sistema de irrigação.
Nas fachadas externas e internas foram utilizadas plantas pendentes como jibóias e aspargos. Na praça e no rooftop foram plantadas 25 jabuticabeiras de grande porte. Além disso, a grande praça também conta com um espelho d´água para ambientar e trazer aconchego e acolhimento.
Arquitetura
Assinado pela arquiteta Lucy Volpini e Thiago Junqueira, o projeto arquitetônico é inspirado em praças urbanas e busca integrar o meio urbano com a natureza. “Nossa missão foi projetar o shopping mais elegante e agradável da cidade. Fizemos uma pesquisa abrangente sobre os principais shoppings- jardins do país e do mundo. Para isso nos inspiramos no conceito de Life-Center, um espaço cheio de vida, elegante, bucólico e aconchegante. As pessoas não querem mais estar entre paredes, elas precisam da integração com o verde. É um projeto mineiro, que resgata materiais usados em Minas”, afirma Lucy Volpini.
O projeto de interiores, assinado pelo arquiteto David Guerra, também foi pensado para proporcionar um ambiente acolhedor e convidativo. O Botânico Shopping tem materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo, e mobiliário assinado por designers brasileiros com elementos de madeira, fibra que caminham entre o tecnológico e natural.
“Não há nada mais sofisticado e elegante do que a simplicidade dos componentes da natureza. O luxo está na simplicidade, na busca por essa essência junto à natureza. O Botânico Shopping vai conectar as pessoas à natureza. Ela cura, resgata e volta à origem”, explica David Guerra.
A proposta é tornar o Botânico Shopping um lugar em que as pessoas queiram estar para compartilhar bons momentos. Guerra ressalta que o shopping traz o conceito de generosidade afetiva, de gentileza urbana, que propiciará aconchego e carinho. “O ponto central do shopping já é uma praça que convida para um encontro e a receber bem. A praça é onde as coisas acontecem no mundo afora, ela guarda um memorial histórico. E no Botânico Shopping não é diferente. Ele é um espaço confortavelmente projetado para reunir amigos e famílias inteiras. A compra real tem que trazer uma experiência diferenciada, que instigue o cliente a sair de casa”, conclui.