
A IA como salvação do setor de locação de veículos
Crédito: Divulgação
Quando se fala em negócio de risco, o setor de locação de veículos é expert no assunto. No dia a dia, repassar as chaves a terceiros envolve uma incerteza inevitável. Afinal, é possível – para não dizer provável – que, dentre tantos clientes, haja fraudadores e pessoas mal-intencionadas na fila de interessados no aluguel de algum carro. Os maiores perigos são o furto do veículo e o uso para a prática de outros crimes, como assaltos e tráfico de drogas.
Há bem pouco tempo, não havia nenhuma ferramenta suficientemente eficaz para coibir essas práticas – ou, pelo menos, seus autores. Pelo contrário. A conferência dos documentos do motorista que queria alugar um veículo era feita manualmente, o que potencializava as chances de permitir o acesso de bandidos a um automóvel. Mas hoje as locadoras já têm à disposição soluções de alta tecnologia que reduzem consideravelmente esses riscos.
O onboarding, como é chamado o processo de cadastramento do cliente, é a etapa “mais frágil” no serviço de locação. Por isso mesmo, é o que recebe o reforço de ferramentas que têm como base a inteligência artificial. Tão importante quanto isso: não se trata de um único sistema, mas de um leque de soluções que, em conjunto, praticamente eliminam as chances de um criminoso receber as chaves. Já os clientes com boa índole também saem ganhando, uma vez que a conferência automatizada garante uma alta celeridade no processo de aprovação da ficha.
Mas como os fraudadores são identificados? A partir dos documentos que ele fornece, é feita uma varredura cruzando seus dados com diversas fontes de informações, inclusive da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), onde estão concentrados os dados de todos os motoristas do país. Além disso, o Most VIO, um API desenvolvido pela Most, é capaz de realizar a “extração” das informações que constam no QR Code da CNH que ele apresenta. Essas informações são automaticamente comparadas com aquelas da própria carteira de motorista.
Através de outro recurso, o Face Match, uma selfie do cliente é imediatamente comparada à foto do seu rosto presente na CNH. Esse pack de serviços é feito por diferentes recursos que, juntos, operam em consonância, de forma rápida e segura no combate ao risco de fraude. Trata-se de algo antes inimaginável num setor tão exposto a esquemas de roubo de veículos.
A tecnologia apresenta-se, portanto, como uma importante solução para setores econômicos antes repletos de perigos. Ainda que a criatividade dos criminosos seja avançada, o desempenho das ferramentas disponíveis mostra que o futuro é promissor e menos oneroso para as locadoras.