
Festdança Sênior celebra a vida com o público 60+
Crédito: Márcio Costa
Primeira edição do festival gratuito acontece em Contagem (MG) nos dias 13, 22 e 28 de agosto
A cidade de Contagem (MG), nos dias 13, 22 e 28 de agosto, será palco do primeiro Festdança Sênior, evento idealizado pela bailarina, coreógrafa e produtora cultural Juliana Costa e com foco em pessoas com mais de 60 anos. A proposta inovadora oferece atividades gratuitas, como oficinas, palestras, rodas de bate-papo e apresentações artísticas, no Sesc Contagem (13/08), na Associação de Moradores do Novo Progresso (22/08) e no CSU Eldorado (28/08) – nos três locais, o evento terá início às 14h. Para participar, basta chegar ao local com meia hora de antecedência. O acesso é totalmente gratuito.
“Na minha atividade de professora para pessoas 60+, eu notei, ao longo do tempo, a melhora das minhas alunas com a coordenação motora, com a agilidade, com o equilíbrio… elas também estão mais alegres e animadas! Muitas delas, inclusive, me falaram que até o sono melhorou depois da dança. É visível que elas estão com a autoestima mais elevada e que elas estão mais atentas e curiosas. Diante disso e de tantos relatos de melhora física e emocional, eu desenvolvi o Festdança Sênior, que tem como proposta levar todos esses benefícios para dezenas e mais dezenas de outros idosos”, conta Juliana Costa sobre o surgimento do festival.
Na programação do primeiro Festdança Sênior, apresentações artísticas, oficinas de dança, palestras e rodas de conversa sobre os benefícios da dança para o corpo e a mente. No último dia, o público ainda poderá participar de uma hora dançante com dois instrutores conduzindo a experiência. “Durante todo o evento, nós teremos dança cigana artística, aula show de dança de salão com Wellington Rosa, Sarau de Dança Cigana Artística, a presença do grupo de dança cigana Viver a Vida do Sesc Contagem 60+, além de um solo meu”, revela Juliana, destacando o prazer e a missão que é trabalhar com o público com mais de 60 anos: “Projetos para idosos promovem o envelhecimento ativo, a qualidade de vida e o bem-estar social. Projetos relacionados ao lazer e a cultura melhoraram a saúde física e mental, reduzem o isolamento e a solidão”, completa ela.
Entre os ritmos e estilos presentes no evento, estão a dança de salão (forró e bolero), aerodance, dança circular e dança cigana artística. Essa última, aliás, é uma das especialidades de Juliana Costa. Participam da programação nomes como o psicólogo e professor de dança Wellington Rosa, a fisioterapeuta Flávia Viglioni, o ator e mestre de cerimônias Ronny Stevens e o já citado grupo Viver a Vida.
O primeiro Festdança Sênior é um convite à valorização do envelhecimento ativo e do protagonismo da pessoa idosa. Um projeto que transforma o movimento em encontro, a dança em cuidado e a arte em potência para todas as idades. Com produção de Juliana Costa e assistência de produção de Cíntia Badaró, o projeto é realizado com recursos do Edital 001/2024 Movimenta Multilinguagens e com o apoio da DiversuS Cultural – Teatro, Dança e Eventos, companhia que atua como Ponto de Cultura em Contagem (MG).
Festdança Sênior
Datas: 13, 22 e 28 de agosto – às 14h
Valor: Entrada gratuita
Inscrições: 30 minutos antes no local
Locais:
📍 13/08 – Sesc Contagem (Rua Padre José Maria de Man, 805 – Novo Riacho)
📍 22/08 – AMONP (Rua Gonçalves Dias, 320 – Novo Progresso)
📍 28/08 – CSU Eldorado (Rua Senegal, 229 – Eldorado)