Carregando agora

Inscrições abertas: Concursos premiarão artesãos na Feira Nacional de Artesanato

Crédito: Divulgação

Maior feira do gênero da América Latina reúne artesãos de todo o País em BH

Já estão abertas as inscrições para dois concursos que acontecerão durante a Feira Nacional de Artesanato, a maior feira do gênero da América Latina, a ser realizada no Expominas, em Belo Horizonte, no período de 3 a 7 de dezembro.

O “Concurso de Presépios Feitos com Materiais Reciclados” e “Esculturas Feitas com Sucatas”, que visa incentivar práticas sustentáveis, premiará artesãos com valores de R$ 3 mil (primeiro lugar), R$ 2 mil (segundo lugar) e R$ 1 mil (terceiro lugar) e as inscrições já podem ser feitas pelo site www.feiranacionaldeartesanato.com.br . Poderão participar os 3.500 artesãos de todo o país que estarão presentes na feira.

As obras serão pré-avaliadas por um júri especializado, que levará em conta a criatividade, o uso de materiais reciclados e a originalidade. As dez melhores selecionadas por esse júri serão expostas na avenida central da feira, que reunirá 700 estandes, e serão premiadas através de votação do público presente.

SOBRE A FNA – De acordo com Tânia Machado, a expectativa é de que a Feira Nacional de Artesanato movimente cerca de R$ 50 milhões nos cinco dias de evento, gere aproximadamente dois mil empregos diretos – sem a inclusão dos cerca dos 3.500 artesãos e artistas -, e mais ou menos 20 mil indiretos.

Organizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), a FNA integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e, desde 2022, está no ambiente virtual com um catálogo que fica no ar anualmente com os artesãos daquele período. O catálogo pode ser acessado pelo https://catalogofna.org.br

Em 2025, a Feira Nacional de Artesanato conta com o apoio e/ou patrocínio do Sebrae Nacional, Governo de Minas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  Copasa, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), além do apoio da Neooh como mídia partner.