Carregando agora

JUNTA 2025 ocupa a Funarte MG em sua 13ª edição e reúne obras de mais 60 artistas

Crédito: 100Erro

O evento, que é ponto de encontro para artistas, colecionadores e amantes da arte, ocupará a Funarte, nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, com feira de arte e praça de alimentação.

A JUNTA – Feira de Arte Contemporânea chega à sua 13ª edição em 2025 com a proposta de ser um contraponto à lógica tradicional do mercado de artes. O evento será realizado nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, transformando a Funarte MG, em Belo Horizonte, em uma grande galeria de arte, com entrada gratuita.

Desde sua criação em 2016, a JUNTA se consolidou como uma das principais plataformas de exibição e comercialização de arte contemporânea em Minas Gerais, reunindo centenas de artistas locais, nacionais e internacionais ao longo de suas 12 edições. Democrática e acessível, a feira aposta em formatos inovadores para aproximar o público das artes visuais e fomentar o hábito do colecionismo a preços mais acessíveis.

“A JUNTA nasceu como alternativa para artistas independentes que não acessam o circuito tradicional. A cada edição, reforçamos esse compromisso de abrir espaço, valorizar a diversidade e formar novos públicos para a arte contemporânea”, destaca Comum, idealizador e curador do projeto.

Em 2025, o público poderá conhecer e adquirir obras de mais de 60 artistas, selecionados por uma curadoria que reúne Comum e Thiago Alvim – idealizadores do projeto –, além da curadora convidada Juliana Flores, e do curador assistente Filipe Thales Bernardo. A expografia dinâmica, marca registrada da JUNTA, garante um espaço fluido, onde as obras mudam de lugar e de destaque ao longo dos dias conforme são comercializadas, criando uma experiência sempre em movimento.

Artistas participantes

Neste ano participam do JUNTA, os artistas: Ada Medeiros, Alisson Damasceno, Ani Ganzala, Antônio Cigania, Arado, Augusto Herreria, Bárbara Elizei, Roberto Bellini, Caio Ronin, Carolina Brandhuber, Ciana Brandão, Clara Salles, Comum, Cristina Rovesse, Dario Velasco, Dek Suave, Dri Santana, Elisa Carareto, Fernanda Campos, Fernanda Gontijo, Fernanda Luz, Flaiê, Gabre, Gabriella Sales, Gus Rocha, Gute Brandão, Iago Marques, João Ifadare, Julia Jabur, Julianismo, Kdu dos Anjos, Keko, Leíner Hoki, Lina Ferreira, Livia Limp, Lucas Köeff, Maíra Nascimento, Manu Dib, Marcel Diogo, Marcus Deusdedit, Mariana Marinato, Marta Neves, Massuelen Cristina, Mel la del barrio, Natália Costa, Noemi Assumpção, Pafyeze, Paulo Nazareth, Pé de Pavão, Renato Negrão, Rimon Guimarães, Shima, Surto Real, Sylvia Amélia, Tatyana Müller Soares, Thalita Amorim, Thiago Alvim, Tiago Aguiar, Tiffany Castro, Ulisses Carvalho, Vanessa Santos, Washington da Selva, Will e Yanaki Herrera.

“A gente conseguiu uma quantidade grande de pessoas que nunca passaram pela história da Junta, o que tem sido um pouco difícil considerando o território belo-horizontino. Por isso, a gente tem expandido os convites para outros estados do Brasil, e nesta edição teremos artistas de cidades como Brasília, Curitiba, São Paulo, além de artistas de BH que estarão pela primeira vez na Junta”, destaca Thiago Alvim, um dos idealizadores e curador do projeto.

Para Juliana Flores, curadora convidada da edição e que acompanha a feira desde a primeira edição, a JUNTA é fundamental para a saúde do mercado da arte contemporânea mineira. Isso por revelar talentos que normalmente não estão em exposição de grandes galerias e museus, em um universo da grande produção artística do estado, sempre trazendo a arte urbana em seu DNA.

“A gente tem desde artistas consagrados a novos nomes, com diferentes linguagens representadas. É uma produção que conta muito do nosso tempo. Pensar em arte contemporânea é isso, e são artistas que estão traduzindo muito bem esse momento que a gente está vivendo, com todas as perspectivas, momento político ou em relação ao meio ambiente. É uma seleção de artistas com perspectivas tão diversas e que juntos mostram esse conjunto forte da arte contemporânea, especialmente a mineira”, destaca Juliana Flores.

A programação também inclui a tradicional praça de alimentação, na área externa da Funarte, que contará com opções gastronômicas para quem quiser curtir o dia na feira.