Show ‘Mineiridades’, de Pedru Lucca será nexta sexta (14) em Belo Horizonte
Artista apresentará cinco faixas, sendo duas inéditas e três releituras, de Lô Borges, Skank e Paulinho Pedra Azul. A entrada é gratuita.
O cantor e compositor Pedru Lucca lança, nesta sexta-feira (14/11), às 19h, o projeto “Mineiridades”, em Belo Horizonte. O evento é gratuito, aberto ao público e promete celebrar a cultura e a música de Minas Gerais. O show será no Rooftop Studio Contorno, na avenida do Contorno, 7.368, Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira.
O lançamento contará com um coquetel de comidas típicas mineiras e a exibição do primeiro vídeo do projeto, “Jardim da Fantasia”, de Paulinho Pedra Azul, em um telão. Com isso, o espaço se transformará em um pequeno cinema ao ar livre. Em seguida, Pedru sobe ao palco para um show intimista, apresentando as cinco canções de seu trabalho, duas inéditas e autorais.
“Vai ser uma noite muito especial para mim. Quero celebrar esse projeto junto com as pessoas que fazem parte da minha trajetória e com quem se identifica com essa alma mineira. O Mineiridades é, antes de tudo, uma homenagem às minhas origens”, conta Pedru.
Gravado em uma pousada em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto (MG), “Mineiridades” é composto por cinco faixas, sendo três releituras de clássicos mineiros: “Resposta” (Skank), “Paisagem na Janela” (Lô Borges) e “Jardim da Fantasia” (Paulinho Pedra Azul), e duas composições inéditas de autoria de Pedru, “Padaria” e “Flor do Ipê.”
A escolha de “Paisagem na Janela”, de Lô Borges, como uma das canções do projeto, é também um símbolo da sua principal inspiração e uma homenagem ao artista, voz fundamental do Clube da Esquina, que nos deixou recentemente.
“Eu quis fazer uma releitura que mostrasse a essência de Minas: a simplicidade, o jeito acolhedor, a paisagem e a música. O Mineiridades nasce disso: das minhas raízes, das minhas vivências no interior e da minha vontade de traduzir Minas em audiovisual”, explica o artista.
Minas como influência fundamental
Natural de Andrelândia, no interior de Minas Gerais, Pedru Lucca viveu parte da infância e juventude cercado pelas montanhas, pela calmaria e pela hospitalidade do interior. Essa vivência é parte fundamental da identidade artística do mineiro.
“O ‘Mineiridades’ nasceu da minha identidade como artista mineiro. Eu morei por muito tempo no interior e essa vivência marcou profundamente o meu olhar e a minha forma de fazer arte. Desde o repertório até o cenário dos vídeos, tudo carrega essa identidade, os casarões antigos, as montanhas e o jeito simples de viver”, afirma.
Além do lançamento digital, Pedru planeja levar o projeto aos palcos em uma turnê por cerca de dez cidades mineiras, com início em Andrelândia, passando por Tiradentes, Ouro Preto, São Tomé das Letras e Caxambu, entre outras.
“A ideia é levar o Mineiridades para a estrada e compartilhar essa energia com o público. Quero que as pessoas sereconheçam nas músicas e se sintam parte desse universo mineiro”, revela.
Inspiração em João Gomes
Inspirado em produções audiovisuais como o projeto “Dominguinho”, de João Gomes, vencedor do Grammy Latino, Pedru buscou unir som, imagem e identidade cultural em um mesmo trabalho. “Quando vi o projeto do João Gomes, pensei: por que não fazer algo assim, mas com a estética mineira? Minas também tem música boa, tem paisagens incríveis e uma cultura muito rica. Eu quis mostrar isso com autenticidade”, comenta.
O “Mineiridades” será lançado em cinco vídeos no canal oficial do artista no YouTube, disponíveis a partir desta sexta-feira (14/11). O projeto também estará disponível em todas as plataformas digitais de música.


