Navegação na Lagoa da Pampulha é retomada e passeio turístico deve contar com um catamarã
O prefeito Álvaro Damião e integrantes da Marinha do Brasil realizaram uma navegação de reconhecimento da Lagoa da Pampulha, evento que oficializa o início da retomada dos passeios turísticos no local. O evento marcou as comemorações dos 128 anos de Belo Horizonte, os 99 anos da Marinha do Brasil (celebrado no dia 11) e o Dia do Marinheiro (13).
A retomada da navegação turística é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, anunciado pelo prefeito em maio, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi o vencedor da licitação lançada pelo município e ficará encarregado de disponibilizar a embarcação e a tripulação para a realização dos passeios, ofertados à população e aos visitantes da capital.
Finalmente, a embarcação do tipo catamarã, com capacidade para 30 passageiros sentados e garantia de visibilidade para contemplação da paisagem, chegou a Belo Horizonte e começa a operar tão logo seja concluída a montagem e expedidas todas as licenças necessárias. Ainda não há previsão da data de início.
Para o prefeito de Belo Horizonte, a retomada da navegação na Lagoa da Pampulha vai mudar o olhar do belo-horizontino e dos turistas sobre um dos principais cartões postais da cidade. “Altera a forma de ver a Lagoa da Pampulha. As crianças que vão vir pra cá a partir de agora pra poder navegar, a imagem que elas vão levar da lagoa para as suas casas é o que mais importa. A imagem que o turista vai levar da lagoa da Pampulha para o estado dele ou para o país dele, é o que mais importa”.


