Carregando agora

Grupo Utam patrocina edição comemorativa da FIL de Ribeirão Preto

Indústria de café com matriz na cidade está entre os patrocinadores da 25ª edição da Feira Internacional do Livro

O Grupo Utam, indústria de café com matriz na cidade, volta a patrocinar a FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que chega à sua 25ª edição. A empresa esteve representada pelo barista e coordenador de food service, Igor Rodrigues, no lançamento da programação, realizado em 7 de agosto, no Stream Hotéis.

O encontro reuniu representantes da organização, patrocinadores, apoiadores, escritores, artistas, educadores e convidados e apresentou os principais caminhos da edição comemorativa, que terá como tema “X, Y, Z, Alpha, Beta – Gerações Literárias”.

“Participar do lançamento foi uma oportunidade de acompanhar de perto a proposta desta edição e a dimensão que a FIL tem para Ribeirão Preto. É um evento que reúne diferentes gerações em torno da leitura, da cultura e do conhecimento. Para o Grupo Utam, estar presente também significa contribuir com uma iniciativa importante para a cidade e valorizar esses espaços de encontro e troca”, afirma Rodrigues.

Igor Rodrigues durante o evento

Além do patrocínio, o Grupo Utam também estará presente no dia a dia da Feira. Durante a programação, cafés da marca Utam serão oferecidos na Sala de Imprensa, atendendo jornalistas, escritores e demais convidados que circularem pelo espaço. A empresa também disponibilizará café na sala de produção do evento, destinada às equipes envolvidas na realização da FIL.

A presença da marca nesses espaços também dialoga com a trajetória do Grupo Utam em Ribeirão Preto, cidade cuja história e desenvolvimento econômico foram fortemente marcados pela cafeicultura. Com matriz instalada no município, a empresa mantém sua atuação vinculada a um produto que atravessa diferentes períodos da história local e nacional e permanece presente nos hábitos e na cultura brasileira.

Para a presidente do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, o patrocínio à FIL também traduz a relação da empresa com Ribeirão Preto e com iniciativas voltadas à cultura e ao conhecimento. Ela destaca ainda que essa aproximação ganha um significado particular em uma cidade cuja história foi fortemente marcada pela cafeicultura.

“A FIL reúne pessoas, gerações e ideias, e o café também está presente em muitos desses momentos de encontro, leitura e convivência. Para o Grupo Utam, participar como patrocinador é uma forma de contribuir com uma iniciativa importante para a cidade e para a circulação de conhecimento e cultura, além da fundamental formação de leitores para nosso país”, afirma Ana Carolina.

A 25ª Feira Internacional do Livro terá abertura oficial em 29 de agosto, com programação principal entre 30 de agosto e 5 de setembro. A edição comemorativa propõe um diálogo sobre as diferentes formas de ler, escrever, compartilhar histórias e se relacionar com a literatura ao longo das gerações. Todas as atividades terão entrada gratuita.

25ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
Abertura oficial: 29 de agosto de 2026
Programação principal: 30 de agosto a 5 de setembro de 2026
Tema: “X, Y, Z, Alpha, Beta – Gerações Literárias”
Entrada: gratuita
Programação completa: https://fundacaodolivrorp.colabore.org/programacao