A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa e bailarinos convidados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no clássico de Natal “O Quebra Nozes”, sua estória mágica e encantadora, a beleza da música de Tchaikovsky e seus personagens inesquecíveis.
Crédito: Carol Lancelloti
Adaptação do conto infantil “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos”, de E.T.A. Hoffmann, para o balé, coreografada por Marius Petipa e Lev Ivanov em 1982, em São Petersburgo, chega à cidade para duas apresentações, no dia 23 de novembro, no Sesc Palladium.
Belo Horizonte recebe a Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa e bailarinos convidados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o clássico de Natal “O Quebra Nozes”, um dos balés mais populares do mundo. A obra, reconhecida pela música de Tchaikovsky, faz parte do repertório fantástico de adultos e crianças, desde 1892. A montagem fará duas apresentações em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro, sábado, em duas sessões: às 16h e às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Um espetáculo para toda a família, abrindo as celebrações do Natal em 2024!
Estreado em 1892 no Teatro Mariinsky de São Petersburgo (Rússia), o enredo de “O Quebra Nozes” se baseia em uma adaptação do conto infantil “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos”, de E.T.A. Hoffmann, realizada por Alexandre Dumas (Pai). A coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov nos remete a um mundo de lindos sonhos e suaves sentimentos que faz a alegria de crianças e adultos em todo o mundo.
Contada em dois atos, a história começa na casa de Clara, na noite Natal, quando ela ganha de presente um quebra-nozes em forma de soldado que se transforma em um príncipe. Ele vence uma batalha com um Rei Camundongo, leva Clara para o Reino dos Doces onde são recebidos pela Fada Açucarada, e passeiam juntos por várias nações.
BEMO-TMRJ – Com direção geral de Helio Bejani e direção artística de Jorge Texeira, a Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é formada por 42 dos mais talentosos bailarinos da atualidade, provenientes de diversas regiões do Brasil e reconhecidos por sua qualidade técnica e artística. Criada em 2018, a companhia já remontou os balés “Giselle”, “O Lago dos Cisnes”, “A Flauta Mágica” e “O Quebra-Nozes”, tendo-se apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro João Caetano, Teatro Cau Hansen, de Joiville, Florianópolis, no Teatro Governador Pedro Ivo e nos Cinemas da rede Kinoplex, numa parceria inédita com a Disney-Studios.
O espetáculo é uma realização da Amadança, da Secretaria de Cultura do Estado e do Governo do Rio de Janeiro.
Em Belo Horizonte, “O Quebra Nozes” fecha a programação do Palco Instituto Unimed-BH 2024, que é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Unimed-BH, por meio do patrocínio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores, produção executiva da Pólobh, correalização do Sesc em Minas, patrocínio da CNH | New Holland Construction e da LCM Construção, apoio da Mip Engenharia e Convaço e parceria de mídia com a CDL FM, Fredizak, Jornal O Tempo, Soubh e Zanzar Mídia.
“Palco Instituto Unimed-BH”
O projeto Palco Instituto Unimed-BH traz em sua programação aos palcos de Belo Horizonte um painel bem diversificado do que está sendo produzido pelas artes cênicas no Brasil e no mundo. O projeto é uma iniciativa da Pólobh, produtora sediada em Belo Horizonte, MG, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Publicar comentário