Carregando agora

Bloco Show aposta em inclusão e prevenção no Carnaval de Belo Horizonte

Projeto leva jovens das periferias às ruas em um desfile educativo, seguro e distante do álcool e das drogas  

Chegou a hora de afinar os tambores para o carnaval de 2026 e o Bloco Show está confirmado na folia de Belo Horizonte mais uma vez. Em sua 6ª edição, a iniciativa foi estruturada para discutir a prevenção social com foco na inclusão e na proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

No domingo de Carnaval, a partir de 14h, o projeto leva às ruas um desfile organizado para oferecer aos jovens das periferias da capital um espaço seguro, educativo e distante do consumo de álcool e de outras drogas, reafirmando o carnaval como um ambiente de convivência cidadã. A concentração inicia às 13h, na praça da Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade.

No seu desfile, o Bloco Show apresenta um espetáculo que articula cultura, educação e responsabilidade social. Em 2026, o tema escolhido é “Inclusão”, com alas temáticas dedicadas às diferentes formas de deficiência, como o transtorno do espectro autista, a deficiência física, visual, auditiva, intelectual, oculta e psicossocial. A proposta transforma música e percussão em ferramentas de conscientização, promovendo o respeito às diferenças e o enfrentamento ao capacitismo.

“Durante o ano, crianças e adolescentes participam de oficinas sistemáticas de musicalização, dança e atividades socioeducativas, que integram um ciclo de formação voltado ao desenvolvimento da economia criativa e ao fortalecimento do protagonismo juvenil. São 120 crianças com média de 13 anos de idade, moradores de aglomerados como Alto Vera Cruz, Vila Ponta Porã, Granja de Freitas, Vila Acaba Mundo, Pedreira, Vila São Rafael,Taquaril, Morro das Pedras, Ventosa e Serra, são eles os próprios instrumentistas e integrantes da bateria que desfilarão no domingo de carnaval, ocupando o espaço público de forma qualificada e protegida”, esclarece Sargento Johnny, oficial do 22º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e idealizador do projeto.

A abertura do desfile é marcada pela participação de instituições de acolhimento inclusivo de crianças, reforçando o compromisso do bloco com a proteção integral e com o protagonismo infantil. Para garantir um ambiente adequado ao público atendido, o Bloco Show organiza um espaço exclusivo para crianças e adolescentes, no qual é proibido o consumo ostensivo e a comercialização de bebidas alcoólicas e produtos derivados do tabaco.

No campo da segurança, o Bloco Show se diferencia no carnaval de Belo Horizonte ao adotar um modelo profissionalizado de controle do desfile. Em vez do uso de cordeiros para a separação entre público e bateria, o bloco utiliza seguranças especializados, estratégia voltada à proteção dos jovens instrumentistas, da equipe técnica e do público, reduzindo riscos e ampliando a capacidade de resposta a situações de vulnerabilidade.

Essa atuação é reforçada pela presença integrada de órgãos de proteção e garantia de direitos, como Polícia Militar, Coordenadoria da Infância e Juventude, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Subsecretaria de Política sobre drogas, além da implementação de um protocolo de atuação sensibilizada para o atendimento de pessoas com deficiência. Com isso, o Bloco Show consolida sua presença no domingo de carnaval como uma ação planejada de prevenção, inclusão e cultura de paz, que extrapola o desfile e se afirma como política contínua de transformação social por meio da arte.

“Estamos preparando uma festa, com nossas crianças como protagonistas e essa mensagem como plano de fundo. Acreditamos na força da cultura, na força da música e na força da juventude como ferramenta de um mundo melhor. Associando tudo isso, temos certeza que vamos despertar ainda mais pessoas, especialmente jovens, por essa luta de mais inclusão na sociedade”, completa Sgt. Johnny.

Muito além do carnaval, a temática inclusiva reverbera ao menos ao longo de todo o ano de 2026. Posterior aos eventos, o Bloco Show planeja desenvolver ações temáticas de formação cultural por meio de oficinas e workshops ao longo de todo o ano nas comunidades atendidas, por meio de atividades educativas, culturais e preventivas, com previsão de atendimento de aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino, ampliando o alcance do projeto e consolidando sua atuação como ferramenta permanente de prevenção social. 

Sobre o Bloco Show
A atuação do bloco no período carnavalesco é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido ao longo do ano. Criado em 2004 a partir da parceria entre a OSC Grupo FOCUS e o Governo de Minas Gerais, o Bloco Show se consolidou por meio de ações de polícia comunitária coordenadas pelo 22º Batalhão da Polícia Militar. Desde então, a iniciativa utiliza a arte como instrumento de diálogo social e prevenção de fatores de risco presentes em territórios periféricos.

Agenda do Bloco Show
Terças e quintas-feiras de janeiro e fevereiro: Ensaios das alas de percussão, dança e banda
Horário: 19h às 21h
Endereço: Rua Iara, número 202, bairro Pompéia
Atração: ensaio com participação dos jovens e demais integrantes do bloco

07 de fevereiro: Evento de pré-carnaval no bairro Pompéia
Horário: 14h às 20h
Endereço: Rua Iara, número 202, bairro Pompéia
Atração: Show com a banda do Bloco Show, apresentação com os 120 percussionistas e com o corpo de dança

14 de fevereiro: Blitz Educativas
Horário: 14h às 15h
Endereço: ao longo da Avenida dos Andradas, altura do bairro Santa Efigênia
Atração: atuação da Polícia Militar em parceria com integrantes do Bloco Show
O que são: As blitz educativas são estruturadas como parte permanente da identidade do Bloco Show, integrando a lógica da polícia comunitária e da atuação interinstitucional. Elas reforçam a presença educativa do poder público e de agentes de proteção social, priorizando a informação, o cuidado e a construção de uma cultura de paz, em vez de ações repressivas.

15 de fevereiro: Desfile oficial
Horário: 14h às 20h
Endereço: Concentração em frente ao Palácio da Liberdade e procissão em direção à Praça da Savassi
Atração: Show com banda com participação de trio elétrico no formato desfile