Carregando agora

CCBB Belo Horizonte estreia “Mãe Baiana – O Filme”, na ocupação “Trilogia Matriarcas”, nesta quarta (30/4)

Crédito: divulgação

Programação ainda conta com espetáculos e exposição até o final de maio

Até o dia 26 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte realiza a ocupação “Trilogia Matriarcas”, que celebra os 80 anos da filósofa e ativista Helena Theodoro, primeira doutora negra em filosofia do Brasil. A programação propõe um mergulho nas múltiplas dimensões da mulher negra por meio de teatro, exposição, música, cinema, debates e oficinas, em um tributo à resistência e à sabedoria da cultura afro-brasileira.

A partir do dia 30 de abril (quarta-feira), o público poderá conferir a estreia em Belo Horizonte da versão audiovisual da peça “Mãe Baiana – O Filme”, exibida às quartas e quintas, às 15h, até o dia 22 de maio, no Teatro II. A produção foi o último trabalho da atriz Léa Garcia e traz direção de Luiz Antonio Pilar. A exibição faz parte da homenagem à artista, também presente na exposição “Baobá de Memórias”.

Trilogia Matriarcas: teatro e exposição em cartaz até final de maio

Além da programação especial, seguem em cartaz os três espetáculos que compõem a Trilogia Matriarcas. Com dramaturgia inspirada nas experiências de vida de Helena Theodoro, as peças retratam as diversas faces da mulher negra: a dor, a cura, a espiritualidade, a ancestralidade e a força cotidiana. “Mãe Preta” é apresentada às sextas e sábados, até o dia 26 de maio; “Mãe de Santo”, aos domingos, até 25 de maio; e “Mãe Baiana”, às segundas-feiras, até 24 de maio — os espetáculos são sempre às 19h, no Teatro II.

Além dos espetáculos, a exposição “Baobá de Memórias – Uma Homenagem à Léa Garcia” segue aberta até o dia 26 de maio, de quarta a segunda, das 10h às 22h. A mostra presta tributo à atriz em seu último trabalho, a versão audiovisual de “Mãe Baiana”, dirigida por Luiz Antonio Pilar. O público poderá conferir fotos de cena e bastidores, áudios, figurinos da peça e uma grande estante de referências de livros de pessoas pretas, especialmente mulheres.

Ao destacar o legado de Helena Theodoro, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra a história de resistência e sabedoria da cultura afro-brasileira, oferecendo ao público uma experiência enriquecedora que conecta arte, conhecimento e transformação social. Essa iniciativa fortalece o papel do CCBB como um espaço de valorização e celebração das múltiplas vozes que compõem a identidade cultural brasileira.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banco do Brasil e Banco BV, com patrocínio do Banco do Brasil e Banco BV, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

TRILOGIA MATRIARCAS | PROGRAMAÇÃO COMPLETA | CCBB BELO HORIZONTE

Release completo:  https://doizum.click/CCBBTrilogiaMatriarcas

Espetáculos – Teatro II
Mãe Preta | 25/04 a 24/05, sextas e sábados, às 19h | 12 anos
Mãe de Santo | 27/04 a 25/05, domingos, às 19h | 12 anos
Mãe Baiana | 28/04 a 26/05, segundas, às 19h | 12 anos

Música – Teatro I
Fabiana Cozza (voz e violão)
23/04, quarta-feira, das 19h às 20h | Livre

Exposição – Foyer do Teatro II
Baobá de Memórias – Uma Homenagem a Léa Garcia
23/04 a 26/05, de quarta a segunda, das 10h às 22h | Livre

Cinema – Teatro II
Mãe Baiana – O Filme
30/04 a 22/05, quartas e quintas, às 15h | 12 anos

Mesa Redonda – Teatro II
“Encontro de Gerações: Mulheres Negras no Cinema”, com Helena Theodoro, Eliane do Carmo e Adélia Sampaio
26/04, sábado, das 11h às 13h | Livre

Palestra/Oficina – Teatro I
“Princípio Feminino nas Filosofias Africanas”, com Helena Theodoro
28/04, segunda-feira, das 11h às 13h | Livre

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO | CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: (31) 3431-9400
E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh

Ingressos pelo site ccbb.com.br/bh e pela bilheteria do CCBB BH
Espetáculos:  R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência – e acompanhante, maiores de 60 anos e clientes Banco do Brasil que efetuam o pagamento com cartão Ourocard).
Demais atividades: Entrada gratuita (não é necessário ingresso para visitar a exposição)