Foto: EM

 

O tempo em Belo Horizonte é mesmo imprevisível. Na época do ano que deveria ser de maior estiagem, a capital e a região Metropolitana podem ter chuvas fracas ao longo desta semana. Ao menos é a previsão que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Estes pequenos temporais, previstos para a partir de domingo (23/5) e que devem prologar ao longo da semana, devem fazer a temperatura cair bastante. Após uma máxima de 30ºC, no último sábado (22/5), o esperado é que os termômetros variem entre 14ºC e 28ºC ao longo dos próximos sete dias.

A situação é similar em algumas cidades do interior de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, por exemplo, há previsão de chuva durante a semana, assim como na região Central e Zona da Mata. Nas cidades destas regionais, a temperatura pode ser ainda mais variante, chegando à 8ºC e com máximas de 30ºC.

Ainda de acordo com o Inmet, o quadro se dá pelo avanço de uma frente fria sobre o litoral da Região Sudeste do Brasil, que deixa o tempo com maior cobertura de nebulosidade e ocorrência de chuva, especialmente, no oeste, centro e sul do estado de Minas Gerais. E, a massa de ar frio que segue na retaguarda do sistema frontal provoca declínio de temperatura em boa parte do estado de Minas Gerais. Os índices de umidade relativa do ar tendem a se elevar em relação aos últimos em todo o estado de Minas Gerais.