
Com apoio da Lei Aldir Blanc, artista plástica Zackia Daura leva o Movimento Minhocão para as escolas
Crédito: Ivane Fernandez
Criado em 2024, pela artista plástica Zackia Daura, o projeto “Movimento Minhocão” atua em defesa do meio ambiente e das águas e busca levar arte, literatura e reflexão ambiental para crianças e jovens. Além disso, conecta saberes ancestrais à urgência da preservação do Velho Chico. Por meio de oficinas, rodas de conversa e oficinas de arte inspiradas no livro O Menino e o Minhocão.
O projeto é uma extensão do movimento criado no ano passado pela artista plástica Zackia Daura. “Agora, levo essa proposta para dentro das escolas: conto a história do Minhocão e, junto com os alunos, criamos uma vivência artística e lúdica, despertando consciência ambiental e respeito à natureza, aos animais e à diversidade humana. Minha intenção é ampliar o alcance do projeto, levando a todas as cidades ribeirinhas do São Francisco”, afirma.
Realizado por Zackia e apoiado pela Lei Aldir Blanc, o guardião do Rio São Francisco caminha pelos corredores das escolas, despertando consciências e semeando amor pelas águas que nos sustentam.
Sobre a Lei
A Lei Aldir Blanc, oficialmente Lei nº 14.017/2020, é uma legislação brasileira criada para auxiliar o setor cultural durante a pandemia de COVID-19. Ela prevê o repasse de recursos federais para estados, municípios e o Distrito Federal com o objetivo de apoiar trabalhadores da cultura e espaços culturais. A lei foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que faleceu em decorrência da pandemia.