Carregando agora

Crédito pessoal vira opção de quem precisa acelerar o desenvolvimento profissional com especializações

Crédito: divulgação

Se bem planejada, a modalidade de empréstimo pode ser estratégica para a transição ou avanço na carreira, diz especialista

A busca por crescimento profissional — seja para mudar de área, alcançar um cargo muito desejado ou conquistar posições mais valorizadas — leva os trabalhadores, em algum momento de sua trajetória, a enxergarem a qualificação como um investimento necessário. Mas, quando o orçamento aperta, cursos técnicos, certificações, MBAs e até o curso de inglês ficam de lado, mesmo que sejam o caminho mais curto para potenciais promoções.

No entanto, com plataformas digitais e mais opções de acesso, o crédito pessoal pode ser uma alternativa viável para colocar esse desejo em prática e se preparar melhor para as exigências do mercado.

E é exigência mesmo, não mais apenas um diferencial competitivo. O Brasil, por exemplo, precisará qualificar cerca de 14 milhões de profissionais até 2027 só para atender à demanda do setor produtivo, conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre essas mesmas indústrias, 65% enfrentam dificuldades para contratar justamente por falta de mão de obra qualificada, segundo o mesmo estudo.

“Investir em formação pode trazer retorno muito mais rápido do que as pessoas imaginam. Um curso de curta duração, por exemplo, pode render um aumento salarial ou uma vaga melhor em questão de meses”, afirma Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Data da Simplic, fintech de crédito pessoal online. 

Uma das principais vantagens dessa modalidade é a rapidez: o valor pode ser liberado em poucas horas, com contratação feita totalmente online, sem burocracia. Além disso, o parcelamento acessível permite que o profissional invista na própria carreira de forma planejada, sem surpresas, e com um valor acordado para não comprometer o orçamento. 

Ainda segundo Thaíne, o empréstimo — quando utilizado com consciência, disciplina e planejamento — pode se transformar em um investimento com retorno direto. “Muita gente ainda solicita o crédito para lidar com alguma emergência ou problema pontual, que é um apoio muito importante. Mas precisamos considerar também a possibilidade de ele ser uma solução preventiva, visando buscar melhores oportunidades e melhorar a condição financeira. Por exemplo, usar um empréstimo para financiar um curso seria uma forma inteligente de ganhar competitividade e aumentar o potencial de renda futura”, explica.