Carregando agora

Drogaria Araújo prepara campanha de Black Friday associando loja física e canais digitais

A Black Friday deixou de ser apenas o dia de maiores descontos do ano. Para a Araujo, ela se tornou o momento mais estratégico do calendário – quando o alto volume de buscas, acessos e compras testa, em tempo real, toda a robustez tecnológica, a eficiência logística e a agilidade de atendimento da empresa líder no varejo farmacêutico em Minas Gerais.

De 25 a 29 de novembro, a campanha vai oferecer produtos de todas as categorias, com descontos que podem chegar a 60%. As ofertas estarão disponíveis no dia 25/11 exclusivamente nos canais digitais – site, app, Drogatel e WhatsApp – e a partir de 26/11 passam a valer também para as mais de 360 lojas físicas espalhadas em 65 cidades mineiras.

A superintendente comercial da Drogaria Araujo, Sandra Mara de Castro, destaca que a Black Friday é uma oportunidade para ampliar o acesso dos clientes a produtos essenciais com preços muito mais competitivos. “Este ano, estamos oferecendo ofertas especiais em diversas categorias – suplementação, dermocosméticos, pet, alimentos, medicamentos, cuidado infantil e higiene pessoal – com condições que só ficam disponíveis nestes 5 dias. Nosso objetivo é garantir que as famílias encontrem tudo o que precisam com conveniência, economia e a qualidade que já conhecem”.

Para 2025, a Araujo projeta um crescimento de quase 70% nas vendas digitais em comparação à Black Friday do ano passado. Clientes de todo o Brasil poderão aproveitar os descontos e receber os produtos em casa, com a comodidade e segurança que já fazem parte da experiência de compra na Araujo.

De acordo com o Gerente Executivo de Operação Digital da Araujo, Pedro Henrique Pinto de Oliveira, esse movimento não é um salto por acaso: “ele é resultado de um ano inteiro de investimento em tecnologia, inteligência artificial e integração total entre canais, capaz de unir a agilidade do digital à forte presença da Araujo em suas lojas físicas em Minas Gerais”.

O que está por trás desse avanço?
A Araujo redesenhou toda a experiência digital para que o cliente consiga comprar mais rápido, com menos esforço e com muito mais segurança. No site, ficou mais fácil achar o que procura e concluir o pedido: o checkout está mais simples, o novo menu funciona como uma “prateleira digital” parecida com a da loja física e o sistema de pagamento ficou mais eficiente – o que reduz recusas e evita frustrações na hora de fechar a compra. Além disso, as recomendações de produtos agora aparecem de acordo com o seu perfil e com o que você realmente costuma buscar.

No aplicativo, a sessão “leve de novo” traz o histórico de itens que o cliente está acostumado a comprar, o que facilita a montagem da cesta de compras. A área “Meus Pedidos” ficou mais prática, permitindo acompanhar o pedido em tempo real, recomprar itens com um toque e resolver dúvidas de forma mais rápida, sem depender de atendimento.

O WhatsApp – canal preferido de boa parte dos mineiros – virou uma central digital de ofertas. A Araujo criou um banco de preferências, no qual o cliente sinaliza previamente as categorias que deseja acompanhar na Black Friday. O bot também irá apresentar automaticamente o tabloide completo de ofertas, disponível para baixar e compartilhar. Além disso, o canal conta com um agente de IA, que é capaz de identificar intenção de compra por voz ou imagem e recomendar produtos, garantindo uma maior conveniência aos clientes.

O consumidor mudou e a Araujo também
Na última Black Friday, houve aumento no ticket médio e no volume de itens por compra, com crescimento em todas as categorias – de dermocosméticos e genéricos a nutrição, infantil, pet e higiene pessoal. No entanto, a Gerente de Marketing da Araujo, Amanda Vidotti Esteves Marques garante que para a Araujo, a verdadeira mudança está no comportamento: “cerca de 75% das compras on-line são retiradas em loja, seja no balcão, no drive-thru ou nos lockers disponíveis nas lojas. O digital passou a ser o início da jornada e o físico, o lugar onde ela se completa”.

2025 será a maior Black Friday da história da Araujo
A mensagem central da campanha para a Black Friday é muito simples: “Na Black Friday, tem Araujo pra tudo”. Além de reforçar a importância da data, essa frase traduz o posicionamento institucional que guia todas as ações da empresa.

Amanda Vidotti Esteves Marques reforça que a expectativa é de 23,4% de crescimento nas vendas físicas, além dos 70% no digital: “com isso, a Araujo consolida seu papel como referência nacional em omnicanalidade no varejo farmacêutico. Para isso, criamos conteúdos que geram identificação familiar e ampliamos nossa presença em canais de alto impacto, como DOOH, streaming, mídia programática e grandes portais. Tudo isso fortalece nosso posicionamento e direciona o consumidor com eficiência para a compra, seja no app, no site, no WhatsApp ou nas lojas físicas. É uma estratégia integrada que une emoção, relevância e performance.”