Carregando agora

É amanhã! CPB realiza primeira edição do Expo Brasil Paralímpico a partir desta quarta-feira, 20

Crédito: banco de dados do canva

Evento que acontece dentro da Reatech, uma das principais feiras dedicadas à acessibilidade na América Latina, apresentará o Movimento Paralímpico e contará com a presença de medalhistas nos Jogos de Paris, experimentações esportivas, podcast diário e a VII Congresso Paradesportivo Internacional

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza a partir desta quarta-feira, 20, até sábado, 23, a primeira edição do Expo Brasil Paralímpico, no São Paulo Expo, espaço para eventos localizado na zona sul da capital paulista. A iniciativa acontece em parceria com a Reatech, que está em sua 19ª edição e é uma das feiras mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O evento do CPB terá como objetivo apresentar o Movimento Paralímpico e conscientizar sobre a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência, como uma ferramenta de reabilitação, promoção da saúde, de inclusão social e de desenvolvimento pessoal. Os interessados ainda podem se cadastrar gratuitamente por meio deste link.

“A participação do Comitê Paralímpico Brasileiro na Reatech será mais do que uma simples exposição. A proposta é conscientizar a todos sobre a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência, não apenas como uma ferramenta de reabilitação, mas também como um meio de promover a saúde, a inclusão social e o desenvolvimento pessoal. O CPB apresentará, por meio de seus projetos e histórias de vida dos atletas paralímpicos, a certeza de que o esporte tem o poder de transformar vidas e que todos, independentemente de suas habilidades ou circunstâncias, merecem a chance de brilhar”, afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

A exposição contará com estandes do Comitê Paralímpico Brasileiro e de confederações esportivas para apresentar ao público programas de fomento ao Movimento Paralímpico, da base ao alto rendimento, e modalidades adaptadas que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. Também haverá uma quadra poliesportiva com diversas ativações e experimentações de modalidades esportivas, incluindo o esqui cross-country paralímpico, apresentado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), e o tiro com arco paralímpico.

O CPB, em parceria com o UOL, apresentará um podcast diário diretamente do evento. O programa, exibido das 16h às 17h no canal do UOL Esporte no YouTube, trará entrevistas com personalidades do Movimento Paralímpico, incluindo dirigentes, profissionais da área e atletas.

A presença de atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 será justamente um dos destaques do Expo Brasil Paralímpico. Estão confirmadas as presenças de medalhistas de ouro Petrúcio Ferreira (atletismo), Beth Gomes (atletismo), Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Ana Carolina Moura (taekwondo). Além de interagir com os visitantes, os esportistas também participarão de debates relacionados ao Movimento Paralímpico, compartilhando suas experiências.

O CPB e a ASICS, empresa fornecedora de material esportivo que produziu uniformes utilizados pela delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, terão uma loja no Expo Brasil Paralímpico para vender as vestimentas ao público em geral.

Congresso

O Expo Brasil Paralímpico ainda receberá o VII Congresso Paradesportivo Internacional, seminário organizado pelo CPB desde 2010. Após as três primeiras edições – 2010, 2011 e 2012 –, a iniciativa passou a ser bienal.

O Congresso tem como meta aproximar o conhecimento gerado nas universidades brasileiras da prática esportiva. A cada edição, o evento reúne pesquisadores, doutores, mestres, alunos de pós-graduação, grupos de pesquisa, bem como profissionais de áreas afins para debates, cursos, oficinas e painéis de apresentação de pesquisas que abordam o paradesporto como tema principal. A programação do Congresso, sujeita a alterações, está disponível aqui.

“Nós estaremos dentro desse grande evento, que será o Expo Brasil Paralímpico, fazendo a integração entre a teoria e a prática no Movimento Paralímpico. Desta forma, mostraremos como a Academia deu suporte aos nossos atletas e treinadores para que pudéssemos alcançar o resultado sensacional que tivemos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Movimento Paralímpico internacional vem crescendo cada vez mais em inovação, treinamento, ciência e tecnologia. Precisamos nos manter atualizados e buscando informações. Ter nosso Congresso dentro de uma feira de tecnologia, que nos permite buscar novas estratégias, com certeza, facilita esse processo”, disse João Casteleti, gerente de Educação e Ciência do CPB. Na França, o Brasil conquistou sua melhor campanha na história dos Jogos Paralímpicos, com a quinta colocação no ranking de medalhas e 89 pódios (25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze).

Publicar comentário