“É Pop BH”: festival revela e premia novos talentos da música autoral brasileira
Crédito: Rick Alves
Inscrições para a 4ª edição do festival estão abertas para músicos e bandas que tenham composições autorais na música pop. Criado há quatro anos, o evento já recebeu artistas como Ana Gabriela, Vitor Novello, Gustavo Fraga, Bruna Lipiani e Ana Pego, e premiou nomes como Nath Rodrigues, Ray, Mari Q Lima, Lucas Grill e Lucas Benett.
É compositor e busca a oportunidade de mostrar seu talento à cena musical brasileira? Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Festival de Música Pop Autoral “É pop BH”, que acontece na capital mineira de março a outubro de 2025. Realizado pelo Espaço Cênico Rick Alves, em parceria com a Associação Brasileira dos Artistas Independentes (ABAI), o festival é uma iniciativa ímpar dos artistas Gustavo Fraga e Rick Alves de valorizar a música autoral e criar um espaço de visibilidade para compositores independentes.
As inscrições são realizadas no site www.epopbh.com.br até o dia 25 de abril. O chamamento é aberto a cantores do gênero pop, que possuam um trabalho artístico autoral.
O É Pop BH vem crescendo a cada ano e já se consolida como uma das principais vitrines de novos talentos, não só de Minas, mas de todo o país. Nomes como Ana Gabriela, Vitor Novello, Gustavo Fraga, Bruna Lipiani e Ana Pego passaram pelos palcos do festival, que já soma mais de mil artistas participantes desde sua criação, em 2022, e premiou artistas como Nath Rodrigues, Ray, Mari Q Lima, Lucas Grill e Lucas Benett. A campeã da edição de 2024 foi a cantora paulista, Marina Mathey, considerada uma revelação da música contemporânea nos últimos tempos. “A proposta é promover esse espaço de interações artísticas, tendo como protagonista a música pop autoral, mas incluindo também as artes cênicas, de forma geral, para dar vida a cada encontro de maneira criativa, divertida e musical”, explica o idealizador do projeto Rick Alves.
Ele conta do surgimento da ideia e da motivação para dar vida ao festival. “Como todos sabem, a possibilidade de vivenciar a arte autoral neste país é bastante difícil. As oportunidades não surgem facilmente para quem está iniciando uma carreira. O É pop BH nasce, assim, com esse propósito de ser palco de manifestações artísticas, principalmente para quem está começando no meio.”
A seleção – O É Pop BH conta com um criterioso processo seletivo desde a candidatura dos artistas até o show de encerramento e o momento final de escolha do vencedor. Todo o festival acontece em três etapas, começando pelas inscrições on-line, que este ano irão de 18 de março a 25 de abril pelo www.epopbh.com.br. Nessa fase, o material dos artistas é avaliado por uma comissão – composta por Rick Alves, diretor artístico do festival, Ricardo Koctus, baixista da banda Pato Fu, e outros dois convidados –, que faz uma pré-seleção e elege 30 participantes para continuar no processo.
Na segunda etapa, os artistas selecionados fazem apresentações ao vivo, no Espaço Cênico Rick Alves, em Belo Horizonte, mostrando sua música em formato acústico e compondo bate-papos com outros artistas, diretores e produtores musicais. Dos 30 pré-selecionados, apenas quatro seguirão para a etapa final, durante o evento de encerramento. “Os quatro finalistas ganham uma premiação no valor de dois mil reais cada um. E vencedor ganha, será premiado com uma consultoria artística e a produção de sua música autoral, por um estúdio a ser definido pela equipe do É Pop BH”, informa Alves.
A etapa de apresentações ao vivo para a seleção dos 4 finalistas já tem dia e hora marcada para acontecer. Será nos dias 25, 26 e 27 de julho, às 18h (na sexta-feira), e às 14h (no sábado e no domingo). Quem compõe e quer mostrar ao público esse trabalho, chegou a hora de tocar a sua música.
Serviço:
4º Festival de Música Pop Autoral
“É pop BH”
Inscrições: até 25 de abril no site https://epopbh.com.br/
Pré-requisito: cantores do gênero pop, que possuam um trabalho artístico autoral.