
Feira da Franquia se consolida no calendário do franchising de Minas Gerais
Crédito: Cintia Neves
Com 50 expositores e 120 oportunidades de negócios, segunda edição da Feira da Franquia atraiu investidores e se firmou como ponto de encontro de franqueadores e empreendedores em Minas Gerais
Belo Horizonte reforçou sua posição como um dos principais mercados de franchising no país. Pelo segundo ano consecutivo, a capital mineira foi palco da Feira da Franquia, realizada entre 15 a 17 de agosto no BH Shopping. Com 50 expositores, mais de 120 oportunidades de negócios e palestras com especialistas do setor, a feira movimentou o setor de franchising na capital mineira.
“Estamos satisfeitos em retornar a Minas e de poder trazer grandes marcas de todo o país que buscam empreender no Estado. Nosso objetivo aqui foi aproximar franqueadores de quem deseja investir com tranquilidade e segurança. Nesses três dias, quem veio à feira pôde conversar diretamente com os responsáveis pelas franquias”, afirmou Arvid Auras, diretor da Feira da Franquia.
A edição de 2025 contemplou diversos segmentos, como alimentação, bem-estar e saúde, vestuário, limpeza, aluguel de equipamentos, imóveis, entre outros. O evento apresentou um mix variado de opções de negócios com investimento inicial de R$ 15,9 mil até R$ 4 milhões, com opções para todos os bolsos e perfis de investidores.
Grandes nomes do mercado de franquias estiveram presentes, como Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, Azul Empréstimo, Consórcio Embracon, Não mais Pelo, Loc Express, China in Box e Spoleto.
Com 25 anos de mercado e um modelo de negócio focado na locação de equipamentos para construção civil, a paranaense TransObra foi um dos destaques da Feira. Segundo Gilberto Filho, diretor de marketing, a empresa tem planos ambiciosos para Minas Gerais. “Nossa meta é alcançar 18 unidades em Minas em um ano e meio. Hoje temos uma loja própria no estado e mais duas vendidas”. O investimento inicial para uma franquia da marca varia entre R$ 420 mil e R$ 580 mil.
A mineira La Vinicola, fundada em 2016, celebrou sua presença no mercado e a inovação de novos formatos. A rede, que já possui quatro unidades em Belo Horizonte e operações em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR), apresentou dois novos modelos de negócios. O primeiro, um modelo mais simples focado em vinhos e finger foods, com investimento a partir de R$ 250 mil. O segundo é uma máquina de autosserviço de vinhos, que exige um investimento inicial de R$ 32 mil e é ideal para condomínios e estabelecimentos comerciais.
Com 36 unidades espalhadas pelo país, a franquia Mulheres Habilitadas, com modelo de negócio voltado para mulheres que têm CNH, mas não dirigem, seja por insegurança ou medo, busca expandir sua presença em Belo Horizonte. A marca que já tem uma unidade na Savassi planeja abrir mais cinco. “Ainda temos espaço para cinco unidades para crescer de forma saudável em Belo Horizonte. Nosso objetivo é crescer com sustentabilidade”, destacou Grace Alves, sócia-diretora da franquia.
Força do setor em Minas Gerais
O diretor Arvid Auras destacou a consolidação da feira na cidade. “Metade das franquias que estavam no ano passado voltaram este ano. Reunimos aqui os principais players do mercado de franquias, marcas tradicionais e fortes. Já estamos programando a feira do próximo ano”, concluiu.
A força do franchising em Minas Gerais tem contribuído para o sucesso do evento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado movimentou R$ 5,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2024. No cenário nacional esse número chegou a R$ 65,9 bilhões.