Carregando agora

 Férias impulsionam visitas ao Mercado Novo, que registra aumento de 15% no público em julho

Crédito: Agência Comunicação Ilimitada

Bares, restaurantes e feiras atraíram milhares de pessoas a um dos principais destinos turísticos de BH


Durante o mês de julho, o Mercado Novo de Belo Horizonte consolidou-se mais uma vez como um dos principais destinos culturais da capital mineira. Segundo balanço divulgado pela administração do espaço, o número de visitantes cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação com junho deste ano, o fluxo de público foi 30% maior. Ao longo deste julho, cerca de 400 mil pessoas circularam pelo Mercado, estimando-se que 10% são de outros Estados brasileiros e até de países estrangeiros.

Com 36 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos e cerca de 1.200 lojas — das quais 85% estão ocupadas —, o Mercado Novo mantém um fluxo médio superior a 30 mil pessoas por dia, chegando a cerca de 300 mil visitantes por mês, em média.

De acordo com Luiz Felipe de Castro, curador e síndico do mercado, os destaques da temporada foram os estabelecimentos gastronômicos, sobretudo os bares e casas especializadas em bebidas artesanais. Em seguida, ganharam destaque as lojas de moda, acessórios, brechós e artesanato. “Com o dinheiro das férias no bolso, o público aproveita para comprar produtos da Economia Criativa e itens exclusivos, feitos por mão de obra local”, destaca Luiz.

As feiras realizadas no terceiro piso também contribuíram para o bom desempenho do período. Em julho, o mercado sediou eventos como a Mostra Minas, a Multiverso e uma feira de cultura asiática, novidade no calendário. “Mantemos uma agenda agitada de feiras e exposições, oferecendo ao público produtos que carregam história e propósito”, completa o síndico.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), o turismo no Estado apresentou crescimento expressivo durante o recesso escolar. Belo Horizonte se destacou como um dos principais destinos, especialmente entre os jovens e famílias em busca de experiências culturais, gastronômicas e de lazer. A Belotur, empresa municipal de turismo, também confirmou o aumento do fluxo turístico na capital durante o mês de julho, com ênfase no Centro e nas regiões boêmias da cidade. “O cenário reforça o papel do Mercado Novo como polo relevante na promoção da Economia Criativa e no fortalecimento do turismo cultural em Minas Gerais”, conclui Luiz Felipe de Castro.

Serviço – Mercado Novo de BH:

Entrada de pedestres: Olegário Maciel, 742

Entrada do estacionamento terceirizado: Rio Grande do Sul, 499

Funcionamento:

Segunda: 7h às 20h – entrada até 19h

Terça a quinta: 7h às 00h – entrada até 22h

Sexta e sábado: 7h às 00h – entrada até 23h

Domingos e feriados: 7h às 18h – entrada até 17h

*Alguns estabelecimentos fazem seus próprios horários. Certifique-se diretamente com eles o funcionamento vigente