Foto: divulgação/ Três Marias Comunicação

 

Aliar os conhecimentos científicos à prática da dança, demonstrando a importância da preparação física específica, com evidência de melhores resultados de desempenho e consequente eficiência nas carreiras de bailarinas e bailarinos. Esta é a premissa defendida pelo 1º Festival Dance comCiência, produzido pelo Bastidores – Pesquisa, Dança e Treinamento – primeiro Centro de Pesquisa e Treinamento especializado na preparação física de bailarinos do Brasil, por meio da Lei nº 14.017, batizada de Aldir Blanc, devido a importância do artista à cultura nacional.

O 1º Festival Dance comCiência, aberto no último dia 17, será realizado em formato digital, on-line, entre os meses de maio e julho de 2021, em três etapas. As inscrições para a primeira etapa são gratuitas e limitadas e vão até o dia 7 de maio. Os interessados deverão enviar vídeos de 50 segundos a 01 minuto, por meio da plataforma plataforma. Os vídeos serão selecionados por professores de dança convidados.

Os treinamentos serão realizados pela Equipe Bastidores, composta por especialistas, mestres e doutores da área da saúde com experiência em dança e licenciados no método Best Performance and Movement (método patenteado de preparação física de bailarinos). O regulamento completo está disponível no site.

Para a doutora em Dança, Bárbara Pessali-Marques, idealizadora do 1º Festival Dance comCiência e diretora do Bastidores, o Festival representa o somatório de mais de dez anos de pesquisas e experimentações feita com os próprios alunos. “Ele é fruto de várias sensações, muitas delas advindas pelo ouvir. Por anos, eu me pus neste lugar de escuta e pude ouvir as pessoas falando de sonhos, vontades, aspirações. Posso afirmar que a pluralidade de sentimentos e de sonhos me moveram a criar o Dance comCiência”, afirmou a pesquisadora.