
Filarmônica de Minas Gerais apresenta “Contos de reis e heróis” na série “Concertos para a juventude”
Crédito: Filarmônica de Minas Gerais
A Filarmônica de Minas Gerais apresenta no dia 31 de agosto, às 11h, na Sala Minas Gerais, “Contos de Reis e Heróis”, na série “Concertos para a Juventude”, que, em 2025, apresenta como tema “A Orquestra nos Contos”. Dedicado a histórias de Cavaleiros, Reis e Heróis, o programa começa com o Conde de Egmont e sua bravura expressa na Abertura de Beethoven. Os compositores italianos marcam presença: Giuseppe Verdi em sua majestade no relato do Rei Nabucodonosor, bem como Gioachino Rossini no lendário herói Guilherme Tell. E por falar em heróis, o inconfidente mineiro Tiradentes é representado pelo Prelúdio da ópera homônima do maestro brasileiro Eleazar de Carvalho. Completam o programa a energia do cavaleiro Lohengrin com música do alemão Richard Wagner e a inconfundível protofonia sobre o herói do romance de José de Alencar, com as inspiradas melodias de Carlos Gomes em O Guarani. A regência é do maestro associado José Soares.A série “Concertos para a Juventude” é realizada aos domingos e é dedicada às famílias e à formação de novos públicos. O concerto é gratuito, com interpretação em libras, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas de Televisão e pela Rádio MEC FM (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ).
Os ingressos poderão ser retirados no dia 27 de agosto, quarta-feira, a partir do meio-dia, pelo site da Filarmônica, www.filarmonica.art.br, limitados a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto, serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Mantenedor: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Patrocínio: Instituto Unimed-BH. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Governo de Minas Gerais, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Os Concertos para a Juventude contam com o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.
Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais
Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo os prêmios do júri e do público. No Brasil, conduziu a Osesp, a Sinfônica do Paraná junto ao Balé do Teatro Guaíra, a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. No Japão, regeu as orquestras Sinfônica NHK de Tóquio, New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya. Também conduziu a MÁV Symphony de Budapeste. Bacharel em Composição pelaUniversidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Liebreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. No ano anterior, José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais.
Filarmônica de Minas Gerais
Concertos para a Juventude – Contos de Reis e Heróis
31 de agosto – 11h
Sala Minas Gerais
Gratuito e com transmissão ao vivo