Filarmônica de Minas Gerais lança sua temporada 2025, que celebra os 10 anos da Sala Minas Gerais, e dá início à campanha de assinaturas
Crédito: Rafael Motta
A Temporada 2025 da Filarmônica de Minas Gerais celebra os 10 anos da Sala Minas Gerais, sede da Orquestra e uma das mais importantes salas de concerto da América Latina. A programação para 2025 foi apresentada no dia 16 de outubro de 2024, com a presença dos assinantes, dos amigos da Filarmônica e do público em geral, e, também, com transmissão no canal da Filarmônica de Minas Gerais no YouTube. O anúncio foi feito pelo Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica, maestro Fabio Mechetti,e pelo maestro associado da Orquestra, José Soares. No mesmo dia, foi aberta a Campanha de Assinaturas, por meio da qual o público poderá adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano de 2025. A Filarmônica de Minas Gerais oferece, anualmente, assinaturas para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados). Novidade da campanha em 2024, a Assinatura destinada a pessoas entre 12 e 18 anos foi um sucesso. Dessa forma, para 2025, a Filarmônica de Minas Gerais manterá o desconto de 75% para a série “Jovem Assinante”. Na ocasião do lançamento da Campanha de Assinaturas 2025, grupos de Câmara da Filarmônica se apresentaram com destaque para algumas das obras da Temporada do ano que vem.
“É com muita alegria que trazemos a vocês mais uma temporada de concertos da Filarmônica de Minas Gerais. Além da combinação de um repertório diverso, relevante e instigante, com a participação de solistas e regentes convidados que despontam no cenário internacional da música clássica, a Temporada 2025 celebra um aniversário muito especial para todos nós: os 10 anos da Sala Minas Gerais. Planejada e construída para ser a sede da Filarmônica, a Sala Minas Gerais, desde sua estreia, mostrou-se um dos melhores espaços dedicados à música de concerto em todo o mundo. Juntamente a sua apreciada acústica, pensada cuidadosamente para traduzir as necessidades e qualidades de diferentes formações orquestrais, até sua beleza arquitetônica – discreta, mas envolvente –, a Sala Minas Gerais e sua orquestra se tornaram, em pouco tempo, reconhecidas referências na excelência do que produzem e do que contribuem para a vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, destaca o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais.
—
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 2025
Em 2025, a Filarmônica de Minas Gerais celebra 250 anos de nascimento de François-Adrien Boieldieu, 200 anos de nascimento de Johann Strauss Jr., 175 anos de nascimento de Leopoldo Miguéz, 150 anos de nascimento de Maurice Ravel, 150 anos de nascimento de Reinhold Glière, 125 anos de nascimento de Aaron Copland, 275 anos de morte de Johann Sebastian Bach, 150 anos de Georges Bizet, 100 anos de morte de Erik Satie e 50 anos de morte de Dmitri Shostakovich.
Em 2025, a Sala Minas Gerais receberá, em seu palco, artistas consagrados, como o violoncelista Mischa Maisky, que se une aos filhos para executar o singular Concerto Tríplice de Beethoven,os aclamados Arnaldo Cohen e Cristian Budu, assim como representantes da nova geração, a exemplo de jovens e talentosos músicos e musicistas como o violinista ucraniano Dmytro Udovichenko, vencedor do mais recente concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, a violinista argentina Pilar Policano, de apenas 17 anos, o clarinetista italiano Kevin Spagnolo, e a chinesa Hanzhi Wang, que interpretará o Concerto para acordeom de Piazzolla.
A Filarmônica de Minas Gerais também mostrará sua versatilidade acústica, ao executar obras monumentais, entre elas, A Sagração da Primavera,de Stravinsky, e a Sétima Sinfonia, deShostakovich, que serão apresentadas pela primeira vez pela Orquestra, bem como as mais íntimas sonoridades contidas nas obras impressionistas de Ravel e Debussy, ou, ainda, a clareza das articulações presentes na Sinfonia “Praga”, de Mozart, ou no concerto Imperador de Beethoven.
Os músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais, que ganham destaque anualmente na programação Orquestra, também estão presentes como solistas em 2025, como a Principal Harpista, Clémence Boinot, a nova spalla da Orquestra, Elizabeth Fayette, e a Principal Trompista, Alma Maria Liebrecht.
A SALA MINAS GERAIS E SEUS 10 ANOS
Em 2015, a Filarmônica de Minas Gerais inaugura sua sala de concertos e Belo Horizonte ganha um novo espaço, onde a música sinfônica pode ressoar por todos os cantos. O primeiro concerto foi realizado em 27 de fevereiro daquele ano, ao som da Segunda Sinfonia de Gustav Mahler, também conhecida como “Ressurreição”. Os presentes já puderam perceber que aquele era um espaço de escuta sensível, no qual as notas de cada instrumento se uniam em melodias capazes de promover uma experiência musical única. Na celebração de seus 10 anos de história, a Filarmônica vai explorar os detalhes que fazem da Sala Minas Gerais uma das mais importantes salas de concerto do mundo.
A Sala Minas Gerais faz parte do projeto da Filarmônica desde sua fundação, em 2008. Ela foi concebida para ser a casa da nossa Orquestra, sua sede e seu principal instrumento. Desde o primeiro traço, cada detalhe foi planejado com foco na música que seria produzida e apreciada ali. O arquiteto José Augusto Nepomuceno, especialista em acústica, projetou todo o interior da sala de concertos, para ressoar o vigor da Filarmônica, enquanto Jô Vasconcellos e Rafael Yanni expressaram a alma mineira, da Orquestra e de seu público, nos demais espaços que compõem o prédio e o conjunto arquitetônico ao redor. Desde a escolha das pedras na entrada até a cor vermelha presente no foyer e os espaços de convivência, tudo foi pensado para que o público também se sinta em casa, antes, durante e depois das apresentações.
Para o início desta grande celebração, estão programados concertos especiais de 10 anos da Sala Minas Gerais, nos dias 20 e 21 de fevereiro, às 20h30, na Sala Minas Gerais. No programa, a Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, “Coral”, de Beethoven, com regência do maestro Fabio Mechetti e a participação de grandes nomes, como a soprano Gabriella Pace, a alto Edineia de Oliveira, o tenor Matheus Pompeo, o baixo-barítono Lício Bruno e o Coro da OSESP.
Início da Temporada 2025
A Temporada 2025 se inicia com a série Fora de Série, realizada aossábados, que irá explorar a profunda conexão entre a música orquestral e a dança. No dia 8 de março, às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais convida o público a uma viagem por alguns dos mais cativantes exemplos das danças norte-americanas. Da linguagem contagiante de um dos mais relevantes musicais escritos para a Broadway à intensidade incontida dos balés coreografados por Martha Graham, esse primeiro concerto já anuncia a experiência única dos “Fora de Série” deste ano. A regência será do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais.
Transmissões ao vivo
A Filarmônica de Minas Gerais inaugurou seu estúdio de transmissões na Sala Minas Gerais em 2020, e, desde então, foram realizadas mais de uma centena de transmissões ao vivo de concertos da Orquestra. Em 2025, serão realizadas 16 transmissões, considerando apresentações das séries de concertos da Temporada, todos os Concertos para a Juventude, o Laboratório de Regência e o Festival Tinta Fresca.
Gravações de Mahler
Projeto inédito da Filarmônica de Minas Gerais é a gravação do ciclo completo das Sinfonias de Mahler, realizado desde 2017, para registro e difusão deste compositor que, de forma visceral, alcançou a alma humana com sua música. Em julho de 2024, foram lançadas, nas principais plataformas de streaming, as sinfonias do compositor já gravadas pela Orquestra: as de número 1, 2, 3, 5 e 6. No mesmo mês, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica gravou a Sétima Sinfonia, que será lançada em 2025.
Já em 2025, a Orquestra grava a magnífica Quarta Sinfonia de Mahler, com a participação da soprano brasileira Camila Provenzale.
O link com as cinco sinfonias de Mahler já gravadas e lançadas pela Filarmônica de Minas Gerais, com regência do maestro Fabio Mechetti, é fil.mg/mahler.
Lançamento de CD
Em 2025, a Filarmônica de Minas Gerais lança CD com obras do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (Rio de Janeiro, 1948). O álbum integra a parceria da Filarmônica de Minas Gerais com o Itamaraty e o selo internacional Naxos no projeto A música do Brasil.A gravação foi realizada em 2023. Desde o início da parceria, foram lançados álbuns dos compositores Alberto Nepomuceno (2019); Almeida Prado (2020), indicado ao Grammy Latino 2020; D. Pedro I (2022), nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil; Carlos Gomes (2023), com nove aberturas e trechos de ópera do compositor brasileiro; e Lorenzo Fernandez (2024), com a Primeira e a Segunda Sinfonias do compositor carioca, assim como seu famoso balé Reisado do Pastoreio.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO LIVRO DA TEMPORADA 2025 |
—
CAMPANHA DE ASSINATURAS 2025
As assinaturas são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais. O assinante recebe vantagens que vão de significativos descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos e à comodidade de receber, em casa, os ingressos das apresentações compradas. Além disso, assinaturas têm sido adquiridas como opção de presente, pela experiência que proporcionam e pela razoabilidade de seu custo, além de durarem todo o ano. As séries disponíveis para assinatura são Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série.
Lançado em 2009, o Programa de Assinaturas, iniciativa inédita nas produções culturais do estado, foi rapidamente abraçado pelo público da Filarmônica de Minas Gerais.
Os assentos na Sala Minas Gerais disponíveis para assinatura são distribuídos em cinco setores, com preços diferentes (balcão principal, plateia central, balcão lateral, mezanino e balcão palco). O público pode comprar pacotes de 6, 10, 16, 20 ou 26 concertos. Os preços vão de R$ 214 a inteira (R$ 107, meia-entrada), para 6 concertos no mezanino, até R$ 3.681 a inteira (R$ 1.840, meia-entrada) para 26 concertos no balcão principal (uma série de 20 concertos + a série Fora de Série). Têm direito a meia-entrada, de acordo com a legislação, as pessoas maiores de 60 anos, estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência. Ao pagar preço cheio ou meia-entrada, os assinantes podem dividir o valor da compra em até seis vezes, sem juros, no cartão de crédito.
Atuais assinantes que renovarem as suas assinaturas terão desconto de 10% sobre o valor dos pacotes. Amigos da Filarmônica que se tornarem Assinantes também terão desconto de até 10% sobre o valor dos pacotes.
Como ocorre todos os anos, a primeira etapa da campanha é dedicada aos assinantes, para que possam renovar suas assinaturas. No período de renovação, que vai de 16 de outubro a 5 de novembro de 2024, o assinante poderá manter sua(s) série(s) e cadeira(s), ou mesmo indicar o desejo de trocar de assento(s) e/ou série(s), sempre de acordo com a disponibilidade. O período de troca ocorre de 8 a 26 de novembro de 2024. A partir de 28 de novembro de 2024 a 28 de janeiro de 2025, é realizada a venda de novas assinaturas para novos assinantes. A campanha de assinaturas vai até 28 de janeiro de 2025.
Jovem Assinante
Novidade da campanha em 2024, a Assinatura destinada a pessoas entre 12 e 18 anos foi um sucesso. Dessa forma, para 2025, a Filarmônica de Minas Gerais manterá o desconto de 75% para essa série “Jovem Assinante”. O objetivo é despertar o amor pela música nos jovens e estimulá-los ao hábito de vivenciar a música de concerto regularmente na Sala Minas Gerais.
Vantagens de ser um assinante Filarmônica
EXCLUSIVIDADE
de ter o lugar de sua preferência na Sala Minas Gerais
DESCONTOS
de até 20% na compra de assinaturas
VARIEDADE
nas opções de compra, podendo combinar diferentes séries
CONVENIÊNCIA
em garantir seus ingressos sem se preocupar com apresentações esgotadas e ter a possibilidade de trocá-los no Banco de Ingressos
PRIORIDADE
para renovar a assinatura e manter sua cadeira na temporada seguinte
PARCELAMENTO
da compra em até 6 vezes, sem juros, no cartão de crédito
FACILIDADE
de receber em casa seus cartões de acesso, para todos os concertos que você adquiriu na temporada
COMODIDADE
no atendimento junto à Assessoria de Relacionamento da Filarmônica
PRATICIDADE
em ter sua assinatura na palma da mão, com o aplicativo de celular exclusivo para o assinante
Acesso à venda de assinaturas:
– Pela internet: www.filarmonica.art.br/assinaturas
– Na bilheteria da Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, BH)
De terça a sexta – das 12h às 20h
Sábados – das 12h às 18h
Exceto feriados e recesso de fim de ano.
A Orquestra Filarmônica pede que o horário de bilheteria seja sempre confirmado pelo site www.filarmonica.art.br/ingressos ou pelo telefone 3219-9009.
CONFIRA A TABELA COMPLETA NO GUIA DE ASSINATURAS |
—
PROFISSIONALIZAÇÃO E FOMENTO A NOVOS TALENTOS
Criada em 2021, a Academia Filarmônica integra a plataforma educacional do Instituto Cultural Filarmônica, destina-se à formação específica de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras e possibilita o aprimoramento técnico-musical de músicos de elevado potencial artístico, residentes em Minas Gerais, por meio do ensino de excelência, com vistas à prática sinfônica. Assim, criamos, no estado, um curso de referência para a formação de músicos qualificados, que terão mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho das orquestras profissionais do país. Com a Academia, a Orquestra acolhe jovens talentos, habilitados e que pensam seriamente na carreira, viabilizando os instrumentos necessários para que possam desenvolver sua aptidão. Atualmente, são 17 instrumentistas, que contam com os músicos da própria Filarmônica como mentores.
O Festival Tinta Fresca destina-se ao fomento da criação musical sinfônica entre jovens compositores brasileiros. Com inscrições provenientes de todo o país, um júri, formado por compositores renomados, é responsável pela seleção das peças. Na sequência, Orquestra e criadores dão início ao processo de transformação de partituras em músicas, que, ao fim, são reveladas em concerto gratuito aberto ao público.
O Laboratório de Regência reúne, a cada ano, 15 jovens regentes vindos de todo o país, em busca do aprimoramento de seus talentos. Eles recebem orientação do regente titular da Filarmônica, Fabio Mechetti, e, ao final de uma semana de aulas técnicas e teóricas, quatro deles conduzem a Orquestra em concerto gratuito aberto ao público.
FORMAÇÃO DE PÚBLICO E EDUCAÇÃO PARA A MÚSICA
Os Concertos para a Juventude são dedicados às famílias e à formação de público. Ao desvendar o universo orquestral, a série aproxima público e música. As apresentações são gratuitas e realizadas em oito domingos durante o ano.
Os Concertos Didáticos são dedicados a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio e a instituições sociais. Para o melhor aproveitamento do concerto, os alunos são preparados, em sala de aula, por monitores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2025, serão cinco concertos a cada semestre, totalizando 10 apresentações destinadas a alunos da rede pública e privada de ensino, instituições educacionais e projetos sociais.
Os Concertos de Câmara da Filarmônica buscam criar um contato mais próximo com grupos de instrumentos da Orquestra – cordas, madeiras, metais e percussão –, aprofundar a percepção sobre a diversidade de timbres, assim como promover diálogo estreito entre público e músicos.
Os Ensaios Abertos permitem ao público acompanharo processo de preparação de um concerto, com a música sendo moldada por regente e músicos.
Os Concertos Comentados são palestras de 30 minutos, conduzidas por diferentes profissionais, sobre aspectos do repertório dos concertos das séries Presto, Veloce, Allegro e Vivace. As palestras são realizadas na Sala Minas Gerais, logo antes do horário dos concertos das quintas e sextas-feiras. A curadoria é do maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares.
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À MÚSICA
A série Filarmônica na Praça é realizada aos domingos, gratuitamente, nas praças e parques da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As apresentações são um excelente veículo de propagação e democratização da música orquestral e proporcionam momentos de descontração e encantamento a um público amplo e diversificado.
A Filarmônica Digital segue seu projeto de difusão da música de concerto em ambiente digital, por meio da realização de várias ações em suas redes sociais e no canal do YouTube. Dentre elas, estão a produção e a veiculação de videodocumentários, podcasts, álbuns de música disponíveis online, além da veiculação de conteúdos educacionais e transmissões ao vivo de concertos, direto da Sala Minas Gerais.
Com suas Turnês Estaduais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tem propagado a música sinfônica de excelência por diversos municípios mineiros, em concertos ao ar livre, gratuitos e de repertório abrangente.
Em suas turnês nacionais e internacionais, a Orquestra Filarmônica leva o nome de Minas Gerais a cidades brasileiras e do exterior, divulgando a diversidade cultural de nosso estado e, ao mesmo tempo, provocando maior interesse por nossas riquezas socioeconômicas.
Produção de conteúdos
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais atua, ainda, na produção de conteúdos culturais e educativos para a difusão da música sinfônica brasileira e universal. Eles estão disponíveis no site da Orquestra (www.filarmonica.art.br). O material inclui audiodescrição e legenda (Closed Captions) para pessoas com deficiência visual e auditiva.
—
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, da Europa, da Ásia e das Américas.
A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 18 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.
Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.
Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.
Publicar comentário