O quiabo é um dos legumes mais apreciados pelos mineiros. E acredite, não é só o sabor que impressiona quando essa iguaria é assunto. A baba do quiabo, tida como indesejada por muitos, tem lá o seu valor nutricional por ser uma grande fonte de vitamina A, B e C. Quer aprender a cozinhar esta nossa delícia sem se preocupar com o “vilão” do prato? Leia a matéria!

Créditos: Ana Lívia do Nascimento

Créditos: Ana Lívia do Nascimento

Maria da Conceição, conta que o segredo para o quiabo não babar e manter suas propriedades é não mexe-lo na panela. “Quando eu vou preparar o Quiabo, eu corto ele em rodelas, coloco uma colher de óleo e deixo ele fritar, e vou colocando pequenas quantidades de água, e fico de olho para ele não queimar. Gosto muito de cozinhar, principalmente quando tem Quiabo”, comenta a aposentada de Ibirité que é grande entendedora quando o assunto é culinária regional.

Nossa cozinheira não dispensa o quiabo em suas receitas e ainda dá dicas de como preparar o tradicional frango com quiabo, o casamento perfeito. “Quando o frango estiver cozido e com o caldo grosso, acrescente o quiabo por último e abafe por cinco minutos, tampando bem e depois desligue o fogão. Outra dica é fazer o quiabo é acrescentar tomate durante o preparo, pois a acidez dele corta a baba”.

Quem quiser arriscar com uma receita mais ousada, pode optar por fazê-lo empanado. Segundo Dona Maria basta empanar o legume na farinha de trigo e depois em uma massa feita com 1 copo de cerveja, 1 copo de farinha, 1 pitada de sal e cubos de gelo. Corta-se as pontas do quiabo antes, e depois é só fritar em óleo quente.

Tá aí a dica do Contorno de BH. Agora corre lá para o fogão, faça o seu quiabo e mande uma fotozinha para nosso Facebok.

%d blogueiros gostam disto: