Para encerrar um hiato de três anos, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a realização da 5ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte. Serão 400 atrações, das 17h de sábado, dia 20 de julho, às 17h de domingo, dia 21 de julho, que devem atrair cerca de 500 mil pessoas.

A cantora Elza Soares em uma das edições passadas da Virada Cultural (Foto: Fundação Municipal de Cultura - FMC).

A cantora Elza Soares em uma das edições passadas da Virada Cultural (Foto: Fundação Municipal de Cultura – FMC).

Do total de atividades, 120 serão selecionadas pelo edital de programação, que está aberto para receber inscrições dos interessados. Artistas, agentes culturais, empreendedores e público serão convidados a construir juntos, experiências de convívio e redescoberta do ambiente urbano. A proposta é mostrar uma cidade pulsante, com espaços públicos ocupados, um circuito com atrações diversas. O orçamento previsto para o evento é de R$ 850 mil, valor que poderá ser ampliado com aporte de patrocinadores privados e captação de parcerias.

A programação vai incluir arte urbana, música, dança, circo, cinema, teatro, programação infantil, stand up, artes visuais, literatura, fotografia, vídeo, arquitetura, moda, design, esporte de rua, arte digital, animação, games, gastronomia, cultura popular e performances. Tudo isso, realizado em 24h ininterruptas em um circuito formado por seis áreas principais no hipercentro da capital, além de espaços culturais parceiros.

Para o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, realizar a Virada em 2019 é uma conquista da cidade, que se soma a outras políticas culturais implementadas nos últimos anos em Belo Horizonte. “É importante enxergarmos a Virada no contexto mais amplo da cultura na capital, em que há uma composição de iniciativas voltadas para a descentralização, estímulo à produção, fruição e celebração. A Virada traz o diferencial do olhar para o hipercentro, uma vivência diferente no espaço público e uma abertura para a experimentação e novos formatos”, diz Juca Ferreira.

%d blogueiros gostam disto: