Você está aqui
Início > EM BH > Prefeitura e UFMG unidas pela cultura

Prefeitura e UFMG unidas pela cultura

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e o Secretário de Cultura, Juca Ferreira, durante o evento de oficialização de parceria (foto: Rodrigo Clemente/PBH).
A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e o Secretário de Cultura, Juca Ferreira, durante o evento de oficialização de parceria (foto: Rodrigo Clemente/PBH).

A Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e a Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) assinaram um acordo de cooperação para formalizar uma ampla parceria na área da cultura. A sessão solene, no salão nobre da Prefeitura, contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, do procurador-geral do Município, Tomáz de Aquino Resende, da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida e da pro-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

A oficialização da parceria dá seguimento a ações culturais conjuntas que já vêm sendo realizadas no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco especial na juventude e na formação. Com a celebração do acordo, que tem vigência de quatro anos podendo ser prorrogado, as propostas serão fortalecidas e ambas as instituições se comprometerão a identificar novos projetos de mútuo interesse, explorando as demandas relacionadas ao desenvolvimento cultural da cidade. Além disso, a UFMG passará a disponibilizar o conhecimento de sua equipe técnico-científica para aprimorar a gestão das ações.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura e a UFMG mantêm parceria por meio de diversas unidades. A Escola de Belas Artes contribui com o projeto Poéticas da Memória, cujo objetivo é melhorar o entendimento e a integração de uma política vinculada à cultura e aos equipamentos culturais de Belo Horizonte e seus arredores, como os centros culturais.

A Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais e a Faculdade de Educação se unem para aprofundar seus projetos de formação artística e cultural. Já a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas atende a uma demanda por projetos com Mestres da Cultura Popular, por meio da disciplina Encontros dos Saberes. O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado mantém uma parceria com a Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Além disso, diversas ações regulares promovem o aprimoramento no ensino e extensão de cursos como Biblioteconomia, Museologia e Conservação-Restauração de Bens Culturais. Do Museu de Arte da Pampulha ao Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, os alunos da UFMG têm oportunidade de fazer visitas guiadas, praticar técnicas nos centros expositivos municipais por meio de aulas e oficinas, e utilizar acervos exclusivos como material de pesquisa.

Da integração também nascem seminários, workshops e eventos diversos que estimulam a participação de estudantes e profissionais das áreas citadas. Com base nas experiências já realizadas e nas oportunidades que surgirão a partir do acordo de cooperação, uma série de ações vem sendo programadas:

Ícaro Ambrósio
Vou vivendo como sou e vou sendo como posso: jornalista e diretor do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top