Você está aqui
Início > Artigos > Empresa brasileira disponibiliza plataforma para estudo da Cannabis

Empresa brasileira disponibiliza plataforma para estudo da Cannabis

Foto: Nastasic/iStock.
Foto: Nastasic/iStock.

A discussão em torno da liberação da Cannabis medicinal nunca esteve tão em alta como nos últimos meses. A nova regulamentação da ANIVSA que deve aumentar o acesso de pacientes a medicamentos com base na planta é visto como um avanço para especialistas, médicos e, principalmente, pacientes. Atualmente, já é possível que um paciente doente acesse o remédio a partir de um pedido que deve ser feito junto à ANVISA e que deve reunir pelo menos quatro formulários, como, por exemplo, o termo de responsabilidade, formulário de solicitação, laudo médico e a receita.

No entanto, ainda que os pedidos junto à agência reguladora tenham aumentado significativamente em 2019, o número de médicos que prescrevem medicamentos à base de Cannabis medicinal ainda é tímido. Cerca de mil médicos, em um universo de 400 mil profissionais da saúde no Brasil, receitam medicamentos à base Cannabis medicinal no país, segundo um levantamento realizado pelo conselho médico da OnixCann, healthtech brasileira, que recentemente lançou uma plataforma que deve ampliar o conhecimento da classe médica sobre o uso da Cannabis medicinal no Brasil e no mundo.

Chamada de CanTera, a plataforma se baseia em um banco de dados global com estudos científicos, referências bibliográficas e protocolos médicos que auxiliam o médico na escolha do melhor tratamento a ser prescrito ao paciente. Todo o levantamento de dados inseridos na plataforma é validado e acompanhado por um conselho médico da OnixCann, formado por renomados especialistas, nas mais diversas áreas de atuação, como Oncologia, Neurologia, Hematologia, Geriatria, Gastroenterologia, entre outros. “A plataforma possibilita o acesso da classe médica a protocolos médicos com indicações terapêuticas à base de Cannabis medicinal, contribuindo para que cada vez mais brasileiros sejam beneficiados por este tipo de terapia, assim como já acontece com outros pacientes ao redor do mundo”, afirma Marcelo Galvão, CEO da OnixCann.

Além disso, a plataforma, que é disponibilizada ao médico gratuitamente, indicará qual a melhor posologia para o tratamento e qual empresa farmacêutica no mundo tem disponível o medicamento com a dosagem necessária. “Investimos U$S 2 mi nessa ferramenta que tem no Big Data o seu maior diferencial. Em questão de minutos o médico consegue, após o seu diagnóstico técnico, apresentar ao paciente o melhor tratamento possível para seu trauma”, destaca Marcelo Galvão. “O que estamos trazendo ao mercado brasileiro é algo realmente inovador e que, até onde sabemos, não há nada parecido no mundo”, ressalta o CEO da OnixCann.

“Nosso objetivo é entregar aos médicos o que há de mais atual no mundo em relação a estudos sobre o uso de Cannabis medicinal e estimular que cada vez mais profissionais prescrevam medicamentos à base de Cannabis medicinal, devolvendo bem-estar e qualidade de vida aos pacientes”, finaliza. Outra inovação oferecida por CanTera ao médico é possibilidade de elaborar, em poucos minutos, todos os formulários necessários para que o paciente possa fazer o pedido de liberação junto à Anvisa.

A plataforma foi lançada em junho deste ano e já está disponível para uso. Para solicitar o acesso, é necessário que o médico acesse o site e faça o cadastro e aguarde a liberação pelo conselho médico da empresa.

Sobre a CanTera
A CanTera é uma plataforma digital de saúde criada para facilitar o acesso seguro e legal aos medicamentos à base de Cannabis Medicinal. Na CanTera o médico encontra protocolos e referências bibliográficas para indicações terapêuticas com produtos à base de Cannabis Medicinal e sugestões de indicações de acordo com as melhores práticas pesquisadas por especialistas e estudiosos de diferentes áreas médicas, incluindo especialistas em cuidados paliativos e dor. O objetivo da plataforma CanTera é proporcionar aos médicos informações qualificadas e confiáveis sobre o tratamento com produtos à base de Cannabis Medicinal, e formar uma rede de médicos onde os pacientes possam encontrar saúde, qualidade de vida e bem-estar. A CanTera também facilita todo o processo legal de importação dos medicamentos para diferentes patologias, com praticidade, segurança e simplicidade.

Ícaro Ambrósio
Vou vivendo como sou e vou sendo como posso: jornalista e diretor do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top