Créditos: João Alves

Créditos: João Alves

Devido a tensão da tentativa de golpe político que resultou em um atentado, na Turquia, cancelou uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) que avaliaria a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha a Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O encontro aconteceria neste sábado e, depois do cancelamento, não tem data marcada. Com isso fica incerta a nomeação  da Igreja de São Francisco, o Museu de Arte da Pampulha, o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e os demais pontos turísticos locais.

 

O atentado

O dado mais recente é de que 265 morreram durante as atividades terroristas. Segundo o governo turco, são até então 161 civis  e 105 militares protestantes que perderam a vida.

O ato aconteceu na noite a última sexta-feira e, segundo a imprensa internacional, é uma tentativa de derrubada do atual presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. Apesar do líder político não ter se pronunciado até o memento, o governo turco afirma que permanece no controle após a tentativa de golpe militar.

Quem decidiu comentar foi o primeiro ministro do país, Binali Yildirim. “Estes covardes vão sofrer o castigo que merecem”, disse.