Em um cenário ancorado pelo “excesso” de tecnologia, manter a atenção para educar crianças e jovens têm sido um grande desafio enfrentado por pais e professores. É incontestável que a geração que nasceu nesta era é diferente das anteriores, mostrando muito mais interesse em aplicativos para mobile e jogos de computador do que nas tradicionais aulas ministradas nas escolas. Mãe de família e atenta a esta demanda pela própria experiência como genitora da prole em questão – com dois filhos, de 17 e 19 anos –, a dentista Cláudia Starling resolveu buscar ajuda profissional para criar um game que ensina crianças a cuidarem dos dentes.

O Jogo Proteja os tentes trata as cáries como monstros. A opção pode colaborar para a criança ter proximidade com a escovação dos dentes. / Foto: divulgação.

O Jogo Proteja os tentes trata as cáries como monstros. A opção pode colaborar para a criança ter proximidade com a escovação dos dentes. / Foto: divulgação.

“Como tenho filhos, sei que os jogos despertam o interesse de crianças e adolescentes. Porém, a maioria dos games que observamos atualmente são de extrema violência e zero conteúdo educativo. Daí surgiu a ideia de criar um jogo educacional dentro da área da saúde bucal”. Desta forma, a profissional pretende ensinar cuidados básicos de forma leve e divertida, pois, além de entreter, os jogos elevam o engajamento e aprendizado em afazeres cotidianos que podem ser maçantes no método tradicional.

“Escovar os dentes costuma ser uma tarefa completamente desinteressante para uma criança. Entretanto, se ela joga um game em que mata as cáries como ‘monstros’, o processo educacional de que a escovação é um hábito ‘do bem’ se torna mais simples e fácil”. O jogo ‘Proteja os Dentes’, idealizado pela dentista em parceria com a empresa Tower Up Studios, estimula o uso diário de escova de dentes e fio dental, essenciais para a prevenção de problemas orais. A cada fase concluída, o usuário é bonificado através de valiosas dicas da dentista e itens que complementam a higiene, como enxaguante bucal.

“Muitos pacientes já relataram o aumento do interesse instantâneo dos filhos pela higiene bucal após o jogo, pois, ao observar bichinhos atacando os dentes, eles têm uma real concepção do que ocorre na própria boca”, explica Cláudia. De acordo com Ramon Coelho, diretor executivo da Tower Up Studios, empresa especializada em desenvolver jogos, através da gameficação, consegue-se influenciar comportamentos e transmitir conteúdos educacionais. “Cada jogo está ligado a um ou mais conteúdos pedagógicos contemplando as áreas de conhecimento instrucional de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” (RCNEI), finaliza Ramon.

 

Jogo Wells
Campeão Voto Popular no SBGames 2014 – maior evento acadêmico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital – na cidade de Porto Alegre. Finalista Nacional Microsoft Imagine Cup 2015 na categoria Games na cidade Curitiba.

Jogo Sonho de Jequi
Campeão Nacional Microsoft Imagine Cup 2016 na categoria Games na cidade Belo Horizonte. Imagine Cup é a maior copa de tecnologia do mundo promovida pela Microsoft.

Jogo Bion
Campeão Internacional em Tecnologias Educacionais CAVA 2015 na cidade Novo Hamburgo. O CAVA 2015 é o Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos que ocorre em vários países.

 

Dra. Cláudia Starling

Dra. Cláudia Starling

Dra. Cláudia Starling é PhD em Odontologia, qualificada em halitose, membro efetivo da ABHA – Associação Brasileira de Halitose, da Invisalign Doctor Premier, palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais com publicação de artigos científicos em diversos países.