Em comemoração ao mês de seu primeiro aniversário, o projeto de música colaborativa Indicaí, realiza o Reverberar – 1º Festival de Música Colaborativa, com eventos, shows e ações de discussão sobre a colaboratividade, produção e divulgação de música online, do dia 18 a 30 de agosto, em locais parceiros do projeto. A ideia do festival é dar um pontapé inicial para uma discussão que já acontece no meio digital de forma ampla, porém diluída.

Reverberar

A iniciativa surgiu em agosto de 2015 propondo suprir a falta de um espaço capaz de unir todos os segmentos da música. Um dos principais objetivos do Indicaí é dissipar as divisas que se criam entre quem faz e quem consome música. As matérias do site são elaboradas a partir de dicas de pautas enviadas pelos indicantes, como são chamados aqueles que contribuem com o Indicaí. Existe uma equipe fixa que é responsável por gerir as sugestões e direcioná-las a um enfoque e formato mais adequado.

 São 5 dias de evento em dois finais de semana consecutivos. Os ingressos já estão a venda e podem ser adquiridos com os organizadores ou na portaria das festas. O Reverberar é resultado das parcerias com a casa de shows, A Autêntica, a Maloca Produtora, o Idea Espaço Cultural, o Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA.

PROGRAMAÇÃO
18 de agosto
– Sessões Autênticas Especial – Lançamento do site do Indicaí, na casa  A Autêntica;
23 de agosto – Aniversário da música colaborativa: 1 ano de Indicaí.
24 de agosto – Mesa de debate: Colaboratividade e interação na produção de conteúdo para a internet, com Gabriel Peixoto (Indicaí), Nobat (ALA4), Nina Gazire (JE²DI – Jornalismo experimental, empreendedorismo e diversidade) e mediação de Léo Moraes (A Autêntica) – Idea Espaço Cultural;
27 de agosto – Lançamento da aba “Música Representativa” (com o lançamento online de entrevistas com Inês Brasil e Karina Buhr), que trata de questões de diversidade e gênero na música, na festa I Hate Remix, da @bsurda;
30 de agosto – Lançamento online da música tema do projeto, parceria entre MC Glendha (Uberaba) e Igor Venal (Itabira/Belo Horizonte), produzida de forma colaborativa.