Com a proximidade do verão, as mulheres já começam a se preparar para ficar com o corpo livre das indesejadas “gordurinhas” e colocar um biquíni para curtir piscina ou praia sem medo de ser feliz. Para auxiliar esta mulherada na hora de perder peso, um método oriental tem se tornado bastante comum: a acupuntura para emagrecer.

Criada há aproximadamente 5 mil anos, a acupuntura ajuda a relaxar, acelera o metabolismo, diminui a ansiedade – e consequentemente, o apetite –, além de melhorar a saúde. A técnica utiliza pontos da acupuntura – através de diferentes tipos de estímulos – com o objetivo de otimizar o metabolismo, eliminar edemas e reduzir gorduras localizadas na região abdominal, principalmente.

Outro método da acupuntura para emagrecer consiste na fixação estratégica de sementes na orelha – conhecida, também, como acupuntura auricular.  “O procedimento ajuda a equilibrar o metabolismo, diminuir a sua ansiedade, auxiliar no controle da compulsão por comida, e ajuda o seu organismo a eliminar as toxinas de forma mais eficaz”, afirma o fisioterapeuta especializado em acupuntura, Vinícius Niquini, do salão Platinum Visage.

Ainda de acordo com o profissional, a técnica acelera bastante a perda de peso pois também ajuda a regularizar a flora intestinal e melhorar a qualidade do sono. Cada sessão dura, em média, 30 minutos e os resultados começam a ser notados em poucas sessões. Entretanto, a acupuntura não é recomendada sozinha para emagrecer.  “Como todo mundo sabe, o emagrecimento é um processo gradativo que depende de vários fatores como refeições equilibradas e exercícios físicos regulares. Dependendo da dedicação do paciente, a acupuntura pode auxiliá-lo a perder até 4 quilos por mês de forma saudável”, finaliza Vinícius.

 

Acupuntura Auricular

A Acupuntura Auricular é uma especialidade da Acupuntura que tem como foco o tratamento do quadro diagnosticado através da aplicação de agulhas, esferas de aço, ouro, prata ou sementes de mostarda em pontos patógenos da orelha.

O pavilhão auricular possui uma representação completa do corpo humano. Ele tem mais de 200 pontos reflexos associados ao bom funcionamento dos órgãos e sistemas através de uma rede de energia que fica logo abaixo da pele e percorre todo o organismo. A estimulação das áreas reflexas pode ser feita através da inserção de agulhas ou de sementes de algumas plantas, sendo as da mostarda as mais utilizadas.