Exemplo de como o penteado cai bem (foto: divulgação).

Exemplo de como o penteado cai bem (foto: divulgação).

Com a atual febre das redes sociais, toda mulher se esforça ao máximo fazer a “selfie perfeita”. Só que nem sempre elas saem da forma esperada. Entretanto, um procedimento que vem se destacando nos salões de beleza promete ajudar a harmonizar contornos do rosto e ajudar elas a sair bem nas fotos: o Hair Contour.

Derivado da técnica de contorno do rosto com maquiagem – que também é bastante tendência no mundo da beleza e grande aliado para a hora da selfie –, o método consiste em aplicar luzes nos cabelos, fazendo um jogo de luz e sombra, direcionando e mesclando os fios claros e escuros, até haja uma harmonia no contorno do rosto.

“O procedimento, além de aplicar as luzes, tem como finalidade produzir um resultado personalizado de acordo com o formato do rosto de cada cliente, mas tentando, ao máximo, dar a ilusão de um formato oval, considerado o ideal”, afirma o hair stylist, Eduardo Augusto, do salão Platinum Visage. O objetivo da prática é iluminar os fios nos locais em que se espera realçar a face e escurecer os que se deseja encobrir.

Definindo bem os contornos de acordo com o rosto de cada uma ajuda a destacar o maxilar e, em alguns casos, afinar o rosto e atenuar a testa e o queixo.Em rostos arredondados, as mechas claras e finas são feitas próximas das orelhas ou do maxilar – para ressaltar e criar efeito de profundidade.  E já nos formatos mais compridos, as mechas aparecem no final do comprimento como uma forma de suavizar a face.

Antes que a prática seja aplicada, é feito um estudo do cabelo e, de acordo com a cor base, é aplicado a cor exata da iluminação. A indicação pós procedimento é a matização – que renova o tom do cabelo e deve ser feita uma vez ao mês no salão – e a hidratação no cabelo – que deve ser feita de 15 em 15 dias, também por um profissional. “Todo cabelo precisa de um fundo e pontos de iluminação, isso é o que faz essa técnica ser tão interessante”, finaliza Eduardo