O Centro de Referência de Monda antes da inauguração do Museu da Moda de BH (foto: divulgaçao).

O Centro de Referência de Monda antes da inauguração do Museu da Moda de BH (foto: divulgaçao).

Belo Horizonte foi a primeira cidade do Brasil a ganhar um Centro de Referência de Moda, isso em 1914. Agora, em 2016, é também na capital de Minas Gerais que está sendo empenhado o primeiro Museu de Moda no país.

O porjeto pioneiro será inaugurado em dezembro e será dedicado a memória e pesquisa do assunto. A instituição é pública e guardará informações sobre como a forma de se vestir caminhou ao longo dos últimos anos. O objetico dos mentores do museu é criar uma conexão entre a moda mineira, brasileira e internaconal. Desta forma, novos profissionais poderão aproximar ainda mais deste universo e aprimorarem seus conhecimentos e projetos.

Não por conenciência, o museu será instalado no Centro de Referência de Moda, na Av. Augusto de Lima, Centro de BH. Antes mesmo da inauguração, já estão sendo elaborados diversos projetos para interação com o público. Estão entre eles um Ciclo de Cinema, para mostras em vídeo a evolução das peças, um Slow Week e algumas oficicinas de design.

Os planos futuros propoem intervenções artísticas para expandir o interesse do público sobre o tema. Uma opção para tal expansão é a inclusão do Museu nos principais evetos culturais da cidade, atitute que o Centro de ReferÊncia de Moda se mantinha ao largo. Em relação às exposições voltadas para o meio fashion, a instituição manterá as temáticas de sustentabilidade e diversidade nas mostras de moda e design.