Amor, alegria e paz. 03 sentimentos indispensáveis para o dia-a-dia e que são filosofias para a cultura indiana. É nessa trilogia que se baseia o Festival da Índia Ratha-Yatra, o mais antigo da humanidade, evento que desembarca em Belo Horizonte no dia 05 de novembro com entrada gratuita.

É a primeira vez que o festival acontece na capital mineira. Basicamente, a proposta é reunir cultura e religião em dois momentos: uma caminhada e uma reunião para apolizar a cultura indiana. Ao desenrolar do projeto, serão servidas cerca de mil refeições gratuitas do Programa Alimentos Para a Vida, a maior cadeia de distribuição de alimentos vegetarianos do mundo, que atua em áreas de conflito e regiões de desastres naturais.

O início da caminhada é previsto para as 10h, com saída da Praça 07. A procissão segue até o parque municipal, onde, a partir de 12h, haverão tividades culturais gratuitas como música, mantras, yoga e bharatnatyam (dança clássica indiana). Na música, o show será com a banda Vrindavan, que mescla o estilo indiano com o ritmo brasileiro. No palco de dança, quem se apresentará é a professora Kamalaksi Rupini, representante do estilo no continente americano.

Por onde passa, o Ratha-Yatra é sucesso absoluto. No Brasil, o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Salvador já foram sedes neste ano. Belo Horizonte recebe o Festival pela primeira vez.

 Imagem do Festival da Índia Ratha-Yatra, em Mumbai, na Índia (foto: reprodução).

Imagem do Festival da Índia Ratha-Yatra, em Mumbai, na Índia (foto: reprodução).