Que mineiro gosta de chopp não é novidade. Tanto que apenas em Belo Horizonte são mais de 12 mil botecos, bares e restaurantes que servem a gelada. Sucesso que repercute até mesmo no exterior. Um dos rótulos artesanais fabricados em Belo Horizonte foi considerado o melhor do mundo em uma feira dedicada ao gênero, em San Diego, nos Estados Unidos.

Estamos falando da Wals, que hoje fabrica 17 tipos diferentes da bebida. A premiação da marca foi 2014, durante a World Bier Cup, a Copa do Mundo das Cervejas. Apesar de seu título mais alto, a Wals tem uma galeria de troféus bem grande. No último Festival Brasileiro de Cerveja, por exemplo, foram 08 medalhas conquistadas pela empresa.

A imagem mostra alguns dos rótulos da Wals, nossa grande representante no exterior (foto: site oficial).

A imagem mostra alguns dos rótulos da Wals, nossa grande representante no exterior (foto: site oficial).

Este mercado só faz crescer. As microcervejarias, como estão sendo chamadas popularmente, não chegam a ameaçar o volume de vendas das grandes marcas brasileiras, mas sua fabricação têm se destacado cada vez mais e o seu espaço aumentado nos estabelecimentos.

No brasil são produzidos cerca de 70 milhões de litros de cerveja artesanal por ano. Minas Gerais é o maior participante neste número de produção. Por aqui, são 52 estilos diferente, representando 21% das vendas. Estes números são os oficiais do Sebrae, mas podemos considerar que existem ainda mais cervejarias. Já que o procedimento não é tão complicado e pode ser feito até mesmo no quintal de casa.