Capa do livro Um ano Bom, de Ana Faria (foto: divulgação).

Capa do livro Um ano Bom, de Ana Faria (foto: divulgação).

A editora Letramento lança, no dia 19 de novembro, a partir das 11h30, na Livraria Leitura do BH Shopping, em Belo Horizonte, o livro Um Ano Bom, de Ana Faria. O novo romance da autora relata a história de Clara, uma adolescente que está cursando o ensino médio e enfrentando o mal do século, o bullying.

Clara foi abandonada pela mãe quando era criança, sendo criada pelo pai, um homem silencioso e severo. Por ter passado por situações constrangedoras nas escolas que estudou, a jovem tem a autoestima baixa e vive solitária. Por seu comportamento agressivo, foi obrigada a mudar de colégio e agora estuda em uma rede de ensino particular, onde, mais uma vez, é rejeitada por seus colegas, por causa da sua aparência.

Ana Faria aborda, com uma narrativa simples, leve e objetiva, um tema que está presente em todas as escolas do país. De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – 30% das crianças brasileiras já sofreram bullying. De acordo com uma pesquisa feita em 2010 pelo órgão, Belo Horizonte está no segundo lugar do ranking nacional de casos de bullying na escola, com 35,5% de agressões.

A escritora também mostra que é possível superar essa situação, apesar de todos os desafios vividos. Além disso, Ana Faria mistura ao assunto questões como medo, esperanças, sonhos, amor, amizade e perdão, dando mais vida a história da jovem Clara.

A autora, Ana Faria (foto: divulgação).

A autora, Ana Faria (foto: divulgação).

Ana Faria
Mestre em geografia pela PUC Minas, atua como educadora de ensino fundamental e superior, morando em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além de Um Ano Bom, ela escreveu diversos contos e antologias, tem um e-book publicado, Um Amor e muitos Verões, e está trabalhando em outras obras.

Dados da obra:
Título: Um Ano Bom
Autora: Ana Faria
Páginas: 231
Editora: Letramento