Belo Horizonte mostra mais uma vez que se tornou reduto cultural responsável por apresentar ao Brasil e ao resto do mundo o que há mais de novo na cena musical. O Chicago-BH Blues Project, que será pré-lançado no Vinnil Cultura Bar (rua dos Inconfidentes, 1.068, Savassi), no dia 17 de novembro, a partir das 21h, é prova viva disso. Idealizado pelo bluesman de Chicago Mark Greenspon, o projeto é resultado de uma interação entre o blues da cidade americana e de Minas Gerais, materializada tanto em apresentações ao vivo quando em estúdio.

Na estreia do projeto, Mark sobe ao palco, ao lado de guitarristas do blues, com seis canções autorais que ainda estão sendo compostas e serão mostradas pela primeira vez ao público, dentre elas “Belo Horizonte Blues” e “Dancing and Boogie”. Na apresentação, os presentes ainda poderão conferir clássicos de grandes nomes do Blues, como BB King, Eric Clapton, Muddy Waters e Steve Ray Vaughan.

Mais do que uma apresentação musical, o projeto tem por objetivo criar músicas inéditas que misturam a influência dos guitarristas de blues de Belo Horizonte com a cultura e percepção musical do blues de Chicago, além de abrir portas para a capital mineira receber novos artistas de fora do país para novos projetos de intercâmbios culturais. Ao final do projeto, que percorrerá durante três meses outras cidades do Estado, será gravado um álbum com as canções inéditas e autorais de Mark.

“O blues representa para Belo Horizonte uma oportunidade de se estabelecer um canal mais aberto entre a nossa música e a música estrangeira, contribuindo com novas influências para a arte local e abrindo portas para novos artistas de fora virem a Belo Horizonte para produzir cultura. É também uma oportunidade para nossos artistas se projetarem internacionalmente”, comenta Sandro Veríssimo, um dos músicos responsáveis pelo projeto

Depois da capital, o Chicago-BH Blues Project segue para Ouro Branco, no dia 19, e no dia 26 de novembro, em Pará de Minas. O projeto encerra-se no dia 3 de dezembro, com um show de encerramento. A entrada R$ 20,00 e pode ser adquirida na portaria do evento.