Boa notícia para os pequenos empresários, MEIs e iniciantes no próprio negócio. A partir deste mês, será instaurado um procedimento preliminar para o parcelamento do Simples Nacional para micro e pequenas empresas, que possuem débitos até a competência do mês de maio de 2016.

 

Com isso, o prazo para parcelamento de débitos fiscais foi de 60 para 120 dias. O contribuinte poderá manifestar o interesse pelo parcelamento, no período de 14 de novembro de 2016 a 11 de dezembro de 2016, por meio de formulário eletrônico disponível na página da Receita Federal na Internet.

A medida pode significar que o mercado está recuperando a confiança nos empreendedores. A nova notícia é um segundo sinal que finalmente o Brasil está se erguendo da crise econômica que durou mais de 02 anos. O primeiro foi o saldo positivo da Balança Comercial Brasileira, no qual as exportações superaram as importações em US$ 1,121 bilhão na segunda semana de novembro.

Esse resultado, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é 250% maior que o registrado na primeira semana do mês, quando a balança comercial ficou positiva em US$ 320 milhões. Esse desempenho favorável no período foi influenciado pelo aumento nas exportações de produtos básicos, cujo valor médio foi 19,4% maior que o da primeira semana do mês. Os produtos de maior destaque nesse segmento foram petróleo em bruto, farelo de soja, fumo em folhas, soja em grãos, milho em grãos.