Bernardo Actos, atleta do Minas Tênis Clube, brilho muito no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística de 2016. O garoto, de apenas 17 anos, faturou 03 medalhas individuais nesta edição da competição.

Bernardo recebendo o bronze do Individual Geral, ao lado de Francisco Barreto (esquerda) e Caio Sousa (Centro). (Foto: Ricardo Buffolin).

Bernardo recebendo o bronze do Individual Geral, ao lado de Francisco Barreto (esquerda) e Caio Sousa (Centro). (Foto: Ricardo Buffolin).

Com a nota de 15,125, o atleta foi prata na prava de Barra Paralela. Também subiu no pódio para receber o bronze na prova de Cavalo com Alças, com a nota de 14,225. A outra medalha pode ser considerada a mais importante: um bronze na prova de Individual Geral. Com a nota de 85,700, o mineiro é consagrado o representate de Minas Gerais mais bem colocado na história do Campeonato Brasileiro.

O evento aconteceu em São Paulo, na arena do Clube Pinheiros. Além de Bernardo, participaram do evento o atleta Arthur Nory Mariano, medalhista de bronze no solo das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Também estavam presentes Francisco Barreto e Rebeca Andrade, finalistas em provas olímpicas.

Apesar do brilho inquestionável de Actos, foi o atleta Caio Souza, do clube ADC São Bernardo, o grande protagonista da competição. Além da medalha de prata na prova por equipes, Caio conseguiu 05 medalhas individuais, sendo 03 de ouro.

Após participação, Bernardo ganha notoriedade entre os grandes atletas da ginástica do Brasil. No próximo ano, o jovem poderá integrar a seleção principal e, quem sabe, chegar a competir no Campeonato Mundial de 2017. E as expectativas não param por ai. O nosso representante também pode ser um dos nomes à defender o país nas Olímpiadas de Tokio, em 2020 no Japão, caso o Brasil consiga classificação.

Assista a Bernardo Actos na prova de salto.