O Lançamento da Coleção Eneagrama da Transformação, de autoria de Domingos Cunha será realizado no dia 20 de Novembro, às 18h30, Na Associação Médica de Minas Gerais. (Av. Joao Pinheiro, 161).  Domingos Cunha chega a Belo Horizonte na sexta-feira no início da tarde, e tem disponibilidade para entrevistas. O evento é gratuito.

Eneagrama é um estudo da Personalidade e da Essência, um mapa psicoespiritual, que ajuda a entender quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Apresenta-se como um dos mais profundos e completos caminhos de autoconhecimento, desenvolvimento e transformação pessoal, com grande potencial de ajuda nos relacionamentos interpessoais. A obra tem crescentes aplicações nos processos terapêuticos, no ambiente corporativo, na educação, na saúde, na espiritualidade, no desenvolvimento de lideranças e no trabalho em equipe.

A coleção Eneagrama da Transformação apresenta quatro volumes, numa viagem muito completa por esta tradição milenar, tão antiga e sempre cada vez mais nova, desde a história desta sabedoria, passando pela explicação dos padrões de Personalidade, até chegar aos horizontes da Essência, abrangendo a dimensão psicológica e a perspectiva espiritual.

O Primeiro volume apresenta os Nove Padrões de Personalidade e a caracterização dos Subtipos Instintivos, numa linguagem simples e profunda, pedagogicamente orientada para que o leitor identifique seu perfil de Personalidade.  No Segundo Volume, são apresentados os caminhos de crescimento  que esta tradição sugere, a partir do símbolo milenar do Eneagrama, uma estrela de nove pontos, baseada em Leis Matemáticas: O Caminho das Asas e o Caminho das Flechas, como itinerários para sair da estagnação da Personalidade, rumo à Essência.

O Terceiro Volume apresenta o Mapa da Essência, Ideais Sagradas e Virtudes, como caracterização do melhor de cada pessoa, na sua dimensão espiritual.  E o Quarto Volume, Dança da Personalidade e da Essência, propõe o caminho do meio, a integração entre as dimensões psicológica e espiritual, humana e divina, a serviço  do equilíbrio no desenvolvimento da missão de cada ser humano e da sua realização plena.

domingos-cunha escritor padreDomingos Cunha 
Domingos vive na casa dos padres em Fortaleza,  mas já viveu em Belo Horizonte onde a comunidade é representada pelo Padre Zé Luiz que realiza celebrações em algumas igrejas da capital, principalmente na região do bairro Pompéia.    O autor, padre da Comunidade Shalom, aprende e ensina Eneagrama há mais de vinte anos e é Membro Fundador da Associação Brasileira de Eneagrama onde exerceu o serviço de Presidente. Inspirou a fundação do Instituto Eneagrama Shalom, que conta atualmente com mais de quarenta professores de Eneagrama no Brasil e em Portugal, atingindo com seus cursos e vivências mais de quatro mil pessoas por ano. Publicou quatro livros de Eneagrama e um de Meditação, pela Editora Paulus e apresenta agora esta coleção de quatro volumes como uma síntese do melhor daquilo que aprendeu, experimenta e ensina sobre Eneagrama.