A nova Praça da Assembleia vai ganhar uma atração a mais a partir desta quinta-feira (1º/12/16). É o painel artístico criado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, tendo como coautor seu discípulo e sócio, Haruyoshi Ono. A estrutura fazia parte do projeto original da Praça Carlos Chagas, mas sua construção começou mais de 40 anos depois, com o projeto de requalificação do espaço, cujas obras começaram a ser executadas em 2014 pela Prefeitura de Belo Horizonte, com recursos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A inauguração do painel será anunciada durante a abertura da 10ª edição da Cantata de Natal, tradicional evento natalino promovido pela Assembleia, programado para começar às 19 horas do primeiro dia do mês natalino, com a presença do presidente Adalclever Lopes (PMDB). Além do prefeito da Capital, Marcio Lacerda, é esperado na cerimônia um dos idealizadores do monumento, Haruyoshi Ono, diretor-geral do Escritório Burle Marx.

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros do paisagismo no Brasil (foto: reprodução).

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros do paisagismo no Brasil (foto: reprodução).

Idealizado em 1975, o painel é produzido em concreto especial que foi fundido numa parede próxima à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Ele é composto por imagens abstratas em alto e baixo relevos e algumas fontes de água, que serão ligadas na inauguração, revelando toda a beleza do monumento. A obra executada difere da original na dimensão e no revestimento (no lugar de pedras, usou-se o concreto). As adaptações foram sugeridas por Haruyoshi Ono, parceiro criativo de Burle Marx por mais de 30 anos.

A conclusão do painel é mais uma etapa da requalificação da Praça da Assembleia, reinaugurada em outubro de 2015 após uma extensa reforma. Situada na divisa entre os bairros Santo Agostinho e Lourdes, na Região Centro-Sul, o local é um oásis de tranquilidade em meio à agitação da Capital, reunindo famílias em busca de lazer, pessoas a procura de um momento de paz e reflexão e até esportistas, que encontram ali um espaço nobre na busca por um estilo de vida mais saudável.