A Feira Nacional de Artesanato (27ª FNA), que será realizada de 6 a 11 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte, terá como tema principal o Natal. O evento acontece às vésperas da comemoração, trazendo opções de presentes para a ocasião, além de trabalhos que mostrarão um pouco da história e costumes natalinos ao redor do mundo. Os presépios, representações do momento de nascimento do menino Jesus, de acordo com a tradição cristã, também estarão presentes no evento. Ao todo, nove cenários estarão montados na feira, e o público poderá eleger o melhor em um concurso.

Os artesãos responsáveis pelos três presépios mais votados serão premiados com um espaço na Feira Nacional de Artesanato de 2017. Além de conhecer e escolher o trabalho mais criativo e original, os visitantes terão a oportunidade de adquirir peças para montagem do seu próprio presépio. O resultado do concurso será anunciado no dia 13 de dezembro no site da FNA.

A palavra “presépio” vem do latim praesepe, cujo significado básico é “estábulo” ou “curral”. Essa expressão cultural representa o local onde nasceu Jesus Cristo e conta com as imagens de Jesus, Maria e José, além dos animais, o anjo mensageiro e os três reis magos. As peças em exposição são feitas em tamanhos e técnicas variadas, a partir de matérias-primas como madeira, tecido, vidro e materiais reaproveitados.